Qualidade na Análise Técnica
USO DO BLOG

- GHITNICK
- * imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br
LINKS
sábado, 29 de abril de 2017
sexta-feira, 28 de abril de 2017
Verdades e Mentiras da Bolsa
Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 780 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:
" O trimestral da Vale ", sobre os acontecimentos da semana;
" VALE PNA " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: Pão de Açúcar pn, Marfrig on e Cemig pn.
" O trimestral da Vale ", sobre os acontecimentos da semana;
" VALE PNA " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: Pão de Açúcar pn, Marfrig on e Cemig pn.
Abertura
Os mercados seguem de lado, sem maiores alterações: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,29%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. Juros, moedas e comodities também operam estáveis. Por aqui, o mercado teve leve baixa, com volume abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 118 mil para 108 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 65 mil para 64 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, os saldos subiram, exceto o de PETR4. No pregão, a abertura está sendo em alta de 0,4%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Junho teve ontem leve baixa, oscilando pouco. O volume foi de 60 mil cts e os indicadores ficaram de lado. Hoje, a abertura está sendo em leve alta.
quinta-feira, 27 de abril de 2017
Abertura
Os mercados estão levemente mais fracos, ainda em consolidação: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,19%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,4% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. Juros e moedas estão como ontem, o ouro e o petróleo seguem um pouco mais fracos. Por aqui, o mercado teve leve baixa, com volume abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 95 mil para 118 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 64 mil para 65 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, novamente os saldos recuaram, exceto o de VALE3. No pregão, a abertura está sendo em alta de 0,6%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Junho teve ontem um dia de leve correção. O volume foi 67 mil cts e os indicadores cederam um pouco. Hoje, a abertura está sendo em alta. Gráfico daqui a instantes.
quarta-feira, 26 de abril de 2017
Abertura
Os mercados seguem, tentando uma consolidação: no Japão, o Nikkei225 ganhou 1,10%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,3% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,1%, até agora. Os juros sobem ligeiramente, o ouro e o petróleo ainda estão fracos e o dólar ganha do yen e estabiliza vs o euro. Por aqui, o mercado teve nova alta, com volume pouco abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 90 mil para 95 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 62 mil para 64 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, os saldos recuaram, exceto o de VALE3. No pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Junho abriu em baixa e tentou cobrir um gap anterior, o que praticamente foi feito, repicando depois até o final, de volta à média móvel de 200 barras. O volume foi de 77 mil cts e os indicadores tiveram movimentação semelhante à da cotação. Hoje, a abertura está sendo em ligeira baixa.
terça-feira, 25 de abril de 2017
Abertura
Os mercados estão mais calmos, tentando consolidar os ganhos de ontem: no Japão, o Nikkei225 ganhou 1,08%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,3% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,2%, até agora. Os juros estão como ontem, o ouro e o petróleo estão mais fracos e novamente, o dólar ganha do yen e perde para o euro. Por aqui, o mercado teve alta, com volume pouco abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 98 mil para 90 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 58 mil para 62 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, os saldos subiram, exceto o de VALE5. No pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Junho abriu ontem com gap de alta e chegou até a média móvel de 200 barras, onde achou resistência, ficando de lado até o final nesse nível. O volume foi de apenas 52 mil cts e os indicadores repicaram ligeiramente com menos força. Hoje, a abertura está sendo em ligeira baixa.
segunda-feira, 24 de abril de 2017
Abertura
A semana começa com euforia nas Bolsas, por conta do resultado das eleições francesas: no Japão, o Nikkei225 ganhou 1,37%, na Europa, o Stoxx50 avança 3,9% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 1,1%, até agora. Os juros subiram, o ouro está em queda e o dólar ganha do yen e perde para o euro. Por aqui, o mercado teve leve alta na quinta-feira, com volume abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 85 mil para 98 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 57 mil para 58 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, os saldos cederam bastante, em especial dos de Vale, sinalizando reversão de uma grande operação feita. No pregão, a abertura está sendo em alta de 1%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Junho teve leve alta no último pregão. O volume foi de 73 mil cts e os indicadores igualmente tiveram pequena alta. Hoje, a abertura está sendo em alta.
sexta-feira, 21 de abril de 2017
Verdades e Mentiras da Bolsa
Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 779 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:
" A falsa crise (II) ", sobre os acontecimentos da semana;
" Minério de ferro " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: Sid Nacional on, Marfrig on e Sabesp on.
" A falsa crise (II) ", sobre os acontecimentos da semana;
" Minério de ferro " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: Sid Nacional on, Marfrig on e Sabesp on.
quinta-feira, 20 de abril de 2017
Abertura
Os mercados operam mais firmes, destacando-se que, entre as moedas, o dólar perde para o euro e ganha do yen, enquanto o petróleo segue mais fraco. No Japão, o Nikkei225 ganhou 0,70%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,4% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,2%, até agora. Por aqui, o mercado teve nova baixa, com volume abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 84 mil para 85 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 62 mil para 57 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, os saldos subiram, exceto o de PETR4 (ainda aumentando muito o saldo de VALE5. No pregão, a abertura está sendo em alta de 0,4%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Junho continuou em baixa ontem, ao longo de todo o pregão. O volume foi de 77 mil cts e os indicadores recuaram de novo a valores mínimos. Hoje, a abertura mostra leve repique.
quarta-feira, 19 de abril de 2017
Abertura
Os mercados parecem mais calmos hoje, o euro repicando vs o dólar e o ouro cedendo levemente. No Japão, o Nikkei225 ganhou mínimos 0,07%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,3% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,2%, até agora. Por aqui, o mercado teve baixa, com volume abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 83 mil para 84 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 69 mil para 62 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, os saldos subiram, exceto o de PETR3 e aumentaram muito os saldos de Vale. No pregão, a abertura está sendo em alta de 0,5%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Junho teve ontem um dia lateral, fechando no negativo. O volume foi de 69 mil cts e os indicadores cederam um pouco. Hoje, a abertura está sendo em alta.
terça-feira, 18 de abril de 2017
Abertura
A cena política europeia (eleições na França e convocação de eleições no Reino Unido) preocupa e juros ainda baixos enfraquecem o dólar, enquanto que ouro e petróleo estão mais fracos. No Japão, o Nikkei225 ganhou 0,35%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,7% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 opera estável, até agora. Por aqui, o mercado teve forte repique, com volume acima da média de março (exercício de opções: R$ 2,786 BB). A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 85 mil para 83 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 65 mil para 69 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, apenas subiu e muito o saldo de VALE5. No pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,6%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Junho teve ontem um dia de forte repique. O volume foi de 72 mil cts e os indicadores repicaram de mínimo a máximo. Hoje, a abertura está sendo em baixa.
segunda-feira, 17 de abril de 2017
Abertura
A semana começa com nova queda dos juros (10 anos: de 2,5% a.a. para 2,2% a.a. em duas semanas...), até aqui sem afetar muito as moedas, mas puxando o ouro a novo topo, enquanto que o petróleo cede um pouco por conta de estoques. No Japão, o Nikkei225 ganhou 0,11%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,4% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. Por aqui, na quinta-feira o mercado teve forte baixa, com volume abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 84 mil para 85 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 64 mil para 65 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiu o saldo de VALE5. No pregão, a abertura está sendo em alta de 0,4%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Junho teve forte baixa na quinta-feira, voltando a um mínimo recente. O volume foi de 78 mil cts e os indicadores recuaram a valores mínimos também. Hoje, a abertura está sendo em leve alta.
sexta-feira, 14 de abril de 2017
Verdades e Mentiras da Bolsa
Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 778 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:
" A falsa crise ", sobre os acontecimentos da semana;
" Um velho alerta " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Os destaques da semana ficam para depois, pois ainda estou sem atualização para os gráficos...).
" A falsa crise ", sobre os acontecimentos da semana;
" Um velho alerta " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Os destaques da semana ficam para depois, pois ainda estou sem atualização para os gráficos...).
quinta-feira, 13 de abril de 2017
Abertura
Os juros caem mais, mas o dólar enfraquece um pouco e, em geral, os mercados estão cautelosos: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,68%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,5% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,2%, até agora. Ouro e petróleo seguem firmes. Por aqui, o mercado teve baixa, com volume muito acima da média de março (exercícios de opções e futuro sobre o índice: R$ 9,177 BB). A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 73 mil para 84 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 43 mil para 64 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos, exceto o de PETR3. No pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,3%.
Futuro do Ibovespa
O novo Futuro Junho teve novo dia de baixa, na data da rolagem. O volume foi de 77 mil cts e os indicadores recuaram a valores baixos. Hoje, a abertura segue em baixa.
quarta-feira, 12 de abril de 2017
Futuro do Ibovespa
Aguardando o gráfico do provedor.
O futuro Abril, que vence hoje, teve mais um dia de lado ontem. O volume saltou para 127 mil cts e os indicadores ainda estão de lado. Hoje, a abertura está sendo em baixa.3
Abertura
Os juros continuam a oscilar nervosamente, hoje em queda; o dólar ganha vs. o euro mas perde para o yen e entre as comodities, sobem tanto o ouro como o petróleo. Nas Bolsas, no Japão, o Nikkei225 perdeu 01,04%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,2%, até agora. Por aqui, o mercado teve ligeira baixa, com volume pouco abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 55 mil para 73 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 38 mil para 43 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos de PETR4 e de VALE3. No pré pregão, o futuro Abril opera em baixa de 0,4%.
terça-feira, 11 de abril de 2017
Abertura
Os juros subiram um pouco, puxando um leve repique do dólar, em meio a calma nos demais mercados: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,27%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,2% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,1%, até agora. O ouro perde uma fração, mas o petróleo segue firme. Por aqui, o mercado teve mínima alta, com volume abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 52 mil para 55 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 42 mil para 38 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, novamente subiram os saldos, exceto o de PETR3. No pré pregão, o futuro Abril opera em alta de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O Futuro Abril, que vence amanhã, teve noivo dia de lado, ainda pouco abaixo da média móvel de 200 barras. O volume foi de 79 mil cts e os indicadores seguem de lado também. Hoje, a abertura está sendo em ligeira alta.
segunda-feira, 10 de abril de 2017
Abertura
A semana começa com súbito repique dos juros e consequente valorização do dólar, ainda sem afetar em muito os demais mercados: afetou no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,71%, mas na Europa, o Stoxx50 recua 0,4% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. Por aqui, o mercado teve leve alta na sexta-feira, com bem abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 56 mil para 52 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 39 mil para 42 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos, exceto o de PETR3. No pré pregão, o futuro Abril opera em alta de 0,4%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Abril, que vence nesta quarta-feira, teve um dia de lado na sexta-feira, fechando com ligeira baixa. O volume foi de 98 mil cts e os indicadores ficaram de lado também. Hoje, a ab ertura está sendo em ligeira alta.
sexta-feira, 7 de abril de 2017
Verdades e Mentiras da Bolsa
Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 777 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:
" A indústria reage ", sobre os acontecimentos da semana;
" Comodities " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja os destaques da semana (Usiminas pna, Braskem pna e Santander BR unit).
" A indústria reage ", sobre os acontecimentos da semana;
" Comodities " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja os destaques da semana (Usiminas pna, Braskem pna e Santander BR unit).
Abertura
Os mercados seguem de lado hoje, aguardando resultados da reunião China-Estados Unidos, ainda mais após o bombardeio americano na Síria: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,36%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. Juros e moedas permanecem na mesma e mas sobem o ouro e o petróleo. Por aqui, o mercado teve baixa, com volume abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 42 mil para 56 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 32 mil para 39 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, recuaram os saldos, exceto o de VALE3. No pré pregão, o futuro Abril opera em baixa de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Abril seguiu em baixa ontem, após uma tentativa inicial de repique, chegando a novo mínimo. O volume foi de 97 mil cts e os indicadores ficaram em valores baixos. Hoje, a abertura está sendo em ligeira baixa.
quinta-feira, 6 de abril de 2017
Abertura
Os mercados estão de lado hoje, incertos após pregões mais fracos ontem: no Japão, o Nikkei225 perdeu 1,40%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,2% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,1%, até agora. Juros e moedas ainda na mesma e também a maioria das comodities. Por aqui, o mercado teve forte baixa, com volume pouco abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 36 mil para 42 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 37 mil para 32 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram todos os saldos. No pré pregão, o futuro Abril opera em alta de 0,1%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Abril teve ontem forte baixa, voltando abaixo da média móvel de 200 barras. O volume subiu para 95 mil cts e os indicadores despencaram para valores baixos. Hoje, a abertura está sendo em mínima alta.
quarta-feira, 5 de abril de 2017
Abertura
Após um dia nervoso, os mercados tentam se equilibrar, em geral mantendo os preços de ontem: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,27%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,2%, até agora. Juros e moedas sem novas alterações e o petróleo galga mais um degrau. Por aqui, o mercado teve alta, com volume muito abaixo da média de março. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 40 mil para apenas 36 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 40 mil para 37 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, novamente subiram os saldos de PETR4 e VALE5. No pré pregão, o futuro Abril opera em alta de 0,4%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Abril seguiu ontem em alta, mantendo-se acima da média móvel de 200 barras. O volume foi de 62 mil cts e os indicadores ficaram esticados. Hoje, a abertura está sendo em alta.
terça-feira, 4 de abril de 2017
Abertura
Algum nervosismo em torno do encontro entre os líderes americanos e chineses vai ensejando especulações, como uma derrubada nos juros e alta no ouro; na confusão, o dólar perde do yen e ganha do euro e as Bolsas estão mais fracas: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,91%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,2% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,4%, até agora. Por aqui, o mercado teve leve repique, com volume abaixo da média de março, que foi de R$ 8,218 bilhões. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 53 mil para apenas 40 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 38 mil para 40 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos de PETR4 e VALE5. No pré pregão, o futuro Abril opera em baixa de 0,4%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Abril teve leve repique ontem, oscilando ainda em torno da média móvel de 200 barras. O volume foi de apenas 46 mil cts e os indicadores também repicaram ligeiramente. Hoje, a abertura está sendo em baixa.
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Abertura
A semana começa com o dólar ainda firme e comodities e Bolsas em relativa estabilidade: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,39%, mas na Europa, o Stoxx50 recua 0,4% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,1%, até agora. Por aqui, o mercado teve baixa, com volume abaixo da média de fevereiro. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 69 mil para 53 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 39 mil para 38 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos de PETR4 e VALE3. No pré pregão, o futuro Abril opera em alta de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Abril fechou em baixa na sexta-feira, flutuando em torno da média móvel de 200 barras. O volume foi de 60 mil cts e os indicadores cederam mais um pouco. Hoje, a abertura está sendo em leve repique.
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
- ► 2019 (544)
- ► 2018 (578)
- ▼ 2017 (557)
- ► 2016 (521)
- ► 2015 (518)
- ► 2014 (882)
- ► 2013 (804)
- ► 2012 (807)
- ► 2011 (978)
- ► 2010 (1114)
- ► 2009 (932)