Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Petrobrás e Banco do Brasil

A Petrobrás teve prejuízo no trimestre, decepcionando a totalidade das projeções, que contavam com a queda do dólar (10% no período). Acontece que a empresa utiliza uma cotação própria (cotação média de compra e venda do Brent), meio cabalística e a mais misteriosa contabilidade de hedge, que "designa relações de hedge entre exportações e obrigações em dólares norte-americanos para que os efeitos da proteção cambial natural existentes entre essas operações sejam reconhecidas simultaneamente nas demonstrações contábeis. Com a extensão da contabilidade de hedge, ganhos ou perdas provocados por variações cambiais são acumulados no patrimônio líquido, somente afetando o resultado na medida em que as exportações são realizadas." Parece uma pedalada contábil, reforçando a tese de que o resultado sairá sempre como desejado pela Diretoria, por enquanto satisfeita em manter os preços internos dos derivados como estão.. Também o Bco do Brasil teve resultado menor, ainda que lucro, devendo se tomar suas demonstrações ainda com reserva, face ao que se revelou sobre suas contas com o Governo, entre outros fatos.

Abertura

No aguardo de estatísticas econômicas, os mercados operam cautelosamente: no Japão, o Nikkei225 perdeu 1,41%, com o yen ganhando vs o dólar, enquanto que na Europa, o Stoxx50 recua 0,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,3%, até o momento. O petróleo segue firme. Por aqui, o mercado fechou em leve alta, com volume pouco abaixo da média de abril. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 225 mil para 218 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa ficou em 51 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, caíram os saldos, exceto o de PETR3. No pré pregão, o futuro Junho abriu em baixa de 0,2%.

Futuro do Ibovespa

O futuro Junho teve um dia de lado ontem, mais forte inicialmente e mais fraco depois, fechando positivo. O volume foi de 94 mil cts e os indicadores ficaram de lado também. Mercado indefinido, abrindo hoje em leve baixa.

Arquivo do blog

Counter