Qualidade na Análise Técnica
USO DO BLOG
- GHITNICK
- * imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br
LINKS
segunda-feira, 31 de julho de 2017
Abertura
A semana começa com o dólar um pouco mais fraco, a maioria das comodities em alta e a Bolsas relativamente firmes: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,17%, mas na Europa, o Stoxx50 avança 0,3% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,2%, até agora. Por aqui, o mercado esteve em leve alta na sexta-feira, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 82 mil para 91 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 122 mil para 123 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, os saldos recuaram, exceto o de PETR4. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,3%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto repicou levemente na sexta-feira, após alguma fraqueza nas primeiras horas. O volume foi de apenas 52 mil cts e os indicadores esticaram. Hoje, a abertura está sendo em ligeira alta.
sexta-feira, 28 de julho de 2017
Verdades e Mentiras da Bolsa
Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 786 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:
" Pensata política ", sobre os acontecimentos da semana;
" O trimestral da Vale " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: Estacio on, JBS on e Ecorodovias on.
" Pensata política ", sobre os acontecimentos da semana;
" O trimestral da Vale " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: Estacio on, JBS on e Ecorodovias on.
Abertura
Os mercados estão em acomodação hoje, após uma semana de ganhos: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,60%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,6% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,2%, até agora. Os juros sobem um pouco, mas o dólar faz novo fundo vs o euro, enquanto sobe o petróleo. Por aqui, o mercado esteve em alta, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 100 mil para 82 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 123 mil para 122 mil contratos. Â No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram todos os saldos. No pré pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,3%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto abriu ontem em repique e depois veio cedendo, para fechar com leve alta. O volume foi de 69 mil cts e os indicadores cederam também no final. Hoje, a abertura está sendo em ligeira baixa.
quinta-feira, 27 de julho de 2017
Abertura
A decisão do FED não apresentou surpresas e, por enquanto, não afetou muito a evolução dos mercados, muito envolvidos com os resultados corporativos: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,15%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,2%, até agora. Por aqui, o mercado esteve em baixa, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 91 mil para 100 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 126 mil para 123 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, outra vez recuaram todos os saldos. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,5%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve ontem um dia de acomodação mais forte, fechando o gap do dia anterior. O volume foi de 68 mil cts e os indicadores recuaram a valores baixos. Hoje, a abertura está sendo em alta.
quarta-feira, 26 de julho de 2017
Abertura
Aguardando mais uma decisão do FED (hoje à tarde), os mercados se mantém firmes: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,49%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,3% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. Por aqui, o mercado esteve em alta, com volume ligeiramente abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 96 mil para 91 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 125 mil para 126 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, recuaram todos os saldos. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,1%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto abriu ontem com gap de alta e estabilizou, mantendo os ganhos. O volume foi de apenas 58 mil cts e os indicadores esticaram a valores altos, com pequena acomodação final. Hoje, a abertura está sendo em mínima alta.
terça-feira, 25 de julho de 2017
Abertura
Melhores cifras econômicas na Alemanha e na Grécia estimulam otimismo na Europa, enquanto que as moedas ficam na mesma e sobem o petróleo e o cobre: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,10%, na Europa, o Stoxx50 avança 1,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,2%, até agora. Por aqui, o mercado teve alta, com volume muito abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 106 mil para 96 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa ficou em 125 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, novamente subiu apenas o saldo de VALE3. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,4%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve ontem um leve repique. O volume foi de apenas 40 mil cts e os indicadores também repicaram de leve. Hoje, a abertura está sendo em pequena alta.
segunda-feira, 24 de julho de 2017
Abertura
A semana começa com o dólar ainda fraco, o ouro firme e as ações em estabilidade: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,62%, pelo câmbio valorizado, na Europa, o Stoxx50 recua 0,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,1%, até agora. Por aqui, o mercado teve leve baixa na sexta-feira com volume bem abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 90 mil para 106 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 127 mil para 125 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiu o saldo de VALE3. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,3%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve um dia de leve acomodação na sexta-feira. O volume foi de apenas 43 mil cts e os indicadores permanecem em patamar muito baixo.
sexta-feira, 21 de julho de 2017
Verdades e Mentiras da Bolsa
Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 785 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:
" Cumprindo o Orçamento ", sobre os acontecimentos da semana;
" Internacional " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: BRF Foods on, Braskem pna e Sid Nacional on.
" Cumprindo o Orçamento ", sobre os acontecimentos da semana;
" Internacional " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: BRF Foods on, Braskem pna e Sid Nacional on.
Abertura
Numa mudança súbita, os mercados voltaram a se inquietar, a partir dos problemas políticos americanos, fazendo o dólar recuar de novo e puxando o os metais preciosos: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,22%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,6% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,1%, até agora. Por aqui, o mercado teve leve baixa, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 97 mil para 90 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 129 mil para 127 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos de PETR3 e de VALE3. No pré pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve ontem um dia de leve baixa. O volume foi de apenas 44 mil cts e os indicadores cederam para valores baixos. Hoje, a abertura está sendo em ligeira baixa.
quinta-feira, 20 de julho de 2017
Abertura
Os Bancos Centrais da Europa e do Japão mantiveram hoje suas políticas monetárias atuais, com comentários otimistas sobre as respectivas economias, trazendo alento aos mercados: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,62%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,5% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. O dólar recuperou algum terreno entre as moedas e o petróleo segue firme. Por aqui, o mercado teve ligeira baixa, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 92 mil para 97 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 133 mil para 129 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiu o saldo de VALE3. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto operou em acomodação ontem, reagindo levemente no final, ainda com ligeira baixa. O volume foi de apenas 48 mil cts e os indicadores estão em meio de escala. Hoje, a abertura está sendo em ligeira alta.
quarta-feira, 19 de julho de 2017
Abertura
Os juros e o dólar tentam estabilizar-se e aliviam um pouco as tensões nas Bolsas: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,10%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,2% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. Ouro e petróleo seguem firmes. Por aqui, o mercado teve leve alta, com volume bem abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 86 mil para 92 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 136 mil para 133 mil contratos. Â No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiu o saldo de PETR4. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,1%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto abriu ontem mais fraco e reagiu nas hor5as finais, fechando minimamente positivo. O volume foi de apenas 44 mil cts e os indicadores baixaram e repicaram também. Hoje, a abertura está sendo em mínima alta.
terça-feira, 18 de julho de 2017
Abertura
Os juros seguem caindo e com eles, o dólar, fazendo subir algumas comodities (ouro e petróleo, por exemplo) e intranquilizando as Bolsas: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,59%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,8% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,1%, até agora. Por aqui, o mercado teve leve baixa, com volume acima da média de junho (exercícios de opções: R$ 3,252 BB). A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 92 mil para 86 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 138 mil para 136 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos de PETR4 e VALE5. No pré pregão, a abertura está sendo em mínima alta de 0,1%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve um dia de leve acomodação ontem, com pouca movimentação. O volume foi de apenas 41 mil cts e os indicadores cederam um pouco. Hoje, a abertura está sendo em mínima alta.
segunda-feira, 17 de julho de 2017
Abertura
Apesar de mais fraqueza no dólar, a semana começa com os mercados operando em estabilidade: no Japão, foi feriado, na Europa, o Stoxx50 recua 0,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. As comodities ainda não tiveram alterações relevantes. Por aqui, o mercado teve a quinta alta seguida, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 81 mil para 92 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 144 mil para 138 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos da Vale e recuou muito o de PETR3. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,1%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve uma quinta alta seguida na sexta-feira, ainda que bem menor. O volume foi de 61 mil cts e os indicadores, muito esticados, cederam de leve no final. Hoje, a abertura está sendo em mínima alta.
sábado, 15 de julho de 2017
sexta-feira, 14 de julho de 2017
Verdades e Mentiras da Bolsa
Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 784 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:
" A venda da Alpargatas", sobre os acontecimentos da semana;
" O dólar cede " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: JBS on, Bradesco on e Marfrig on.
" A venda da Alpargatas", sobre os acontecimentos da semana;
" O dólar cede " , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: JBS on, Bradesco on e Marfrig on.
Abertura
Os mercados operam em estabilidade, digerindo os fatos da semana: no Japão, o Nikkei225 ganhou mínimos 0,09%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,1% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,1%, até agora. O dólar segue mais fraco e o petróleo volta a se firmar. Por aqui, o mercado teve nova alta (a quarta seguida), com volume pouco abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 76 mil para 81 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 152 mil para 144 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram todos os saldos. No pré pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,1%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve nova alta ontem, atingindo um topo para o período, voltando ao gap de baixa aberto em maio. O volume foi de apenas 54 mil cts e os indicadores seguem muito esticados. Hoje, a abertura está sendo em mínima baixa.
quinta-feira, 13 de julho de 2017
Abertura
A declaração do FED de que serão graduais novos aumentos nos juros, provocou ontem alguma rápida euforia nos mercados que, agora, parecem refletir melhor: no Japão, o Nikkei225 ganhou mínimos 0,01%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,3% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1%, até agora. Os juros cederam um pouco, mas moedas e comodities estão mais ou menos na mesma. Por aqui, o mercado ampliou mais o repique, com volume muito acima da média de junho, refletindo também o noticiário político. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 65 mil para 76 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 155 mil para 152 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os dados da Vale. No pré pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,1%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto abriu ontem com pequeno gap de alta, recuou para cobri-lo e depois disparou para cima até o final. O volume subiu para 105 mil cts e os indicadores seguem em valores muito esticados. Hoje, a abertura está sendo em mínima baixa.
quarta-feira, 12 de julho de 2017
Aberrtura
O dólar segue mais fraco, mas o petróleo repica e as Bolsas melhoram: no Japão, por exceção, o Nikkei225 perdeu 0,48% (valorização do yen), na Europa, o Stoxx50 avança 0,7% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,2%, até agora. Por aqui, o mercado ampliou o repique, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 64 mil para 65 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 156 mil para 155 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, recuaram os saldos, exceto o de VALE3. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,4%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto abriu em baixa ontem, mas repicou para ampliar os ganhos da véspera. O volume foi de 72 mil cts e os indicadores ficaram muito esticados. Hoje, a abertura está sendo em alta.
terça-feira, 11 de julho de 2017
Abertura
O dólar devolve ganhos de ontem, o ouro cede e as Bolsas estão indecisas: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,57%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,2% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,1%, até agora. Por aqui, o mercado teve repique, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 63 mil para 64 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 166 mil para 156 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, novamente subiram os saldos, exceto o de PETR3. No pré pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve ontem um dia de repique, voltando a ultrapassar a média móvel de 200 barras. O volume foi de apenas 59 mil cts e os indicadores esticaram e cederam no final. Hoje, a abertura está sendo em ligeira baixa.
segunda-feira, 10 de julho de 2017
Abertura
A semana começa com o dólar um pouco mais forte e os mercados mais calmos: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,76%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,3% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 opera estável, até agora. Os juros cedem uma fração e o petróleo segue mais fraco. Por aqui, o mercado teve ligeira baixa na sexta-feira, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 49 mil para 63 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 160 mil para 166 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos, exceto o de PETR3. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve leve repique na sexta-feira. O volume foi e 68 mil cts e os indicadores repicaram da faixa dos mínimos. Hoje, abertura está sendo em ligeira alta.
>P>
sexta-feira, 7 de julho de 2017
Verdades e Mentiras da Bolsa (de volta...)
Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 783 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:
" Os estranmgeiros se protegem ", sobre os acontecimentos da semana;
" Contando as Ondas" , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: Suzano Papel pna, Usiminas pna e Fíbria on.
" Os estranmgeiros se protegem ", sobre os acontecimentos da semana;
" Contando as Ondas" , na seção de comentários sobre análise técnica.
Veja ainda os destaques da semana: Suzano Papel pna, Usiminas pna e Fíbria on.
Abertura
Os mercados seguem cautelosos: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,32%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,3% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 opera estável, até agora. Os juros sobem mais um pouco, o dólar perde para euro e o petróleo cede. Por aqui, o mercado teve baixa, com volume abaixo da média de junho. A posição vendedora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 51 mil para 49 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 165 mil para 160 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram os saldos de PETR3 e VALE3. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,4%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto esteve em baixa ontem, voltando a ficar baixo da média móvel de 200 barras. O volume foi de apenas 56 mil cts e os indicadores cederam a valores mínimos. Hoje, a abertura está sendo em ligeira alta.
quinta-feira, 6 de julho de 2017
Abertura
Os mercados retornam vagarosos, após o feriado americano e na expectativa da reunião do G-20: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,25%, na Europa, o Stoxx50 opera estável e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1% até agora. Os juros, comodities e moedas seguem sem maiores alterações. Por aqui, o mercado teve mínima baixa, com volume muito abaixo da média de junho. A posição dos investidores não residentes no futuro do dólar manteve-se como vendedora em 63 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 169 mil para 168 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, recuaram todos os saldos. No pré pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,3%.
quarta-feira, 5 de julho de 2017
Abertura
Os mercados retornam vagarosos, após o feriado americano e na expectativa da reunião do G-20: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,25%, na Europa, o Stoxx50 opera estável e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,1% até agora. Os juros, comodities e moedas seguem sem maiores alterações. Por aqui, o mercado teve mínima baixa, com volume muito abaixo da média de junho. A posição dos investidores não residentes no futuro do dólar manteve-se como vendedora em 63 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 169 mil para 168 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, recuaram todos os saldos. No pré pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,3%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve um dia paralisado pelo feriado americano, fechando com mínima alta. O volume foi de apenas 18 mil cts e os indicadores cederam um pouco, em divergência com a cotação. Hoje, a abertura está sendo em ligeira baixa.
terça-feira, 4 de julho de 2017
Abertura
Os mercados funcionam hoje a meia bomba, devido ao feriado americano: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,12% e na Europa, o Stoxx50 recua 0,2% até agora. Os juros, comodities e moedas estão mais ou menos como ontem. Por aqui, o mercado teve alta, com volume bem abaixo da média de junho, que foi de R$ 7,667 BB, por sua vez menor que a de maio. A posição dos investidores não residentes no futuro do dólar, ao longo de junho, foi passando a vendedora (de + 60 mil para -79 mil contratos, de fins de maio para cá, ao contrário do que divulguei ontem, quando passou a -63 mil contratos), numa mudança raramente vista. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 133 mil para 169 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, recuaram os saldos, exceto o de PETR4. No pré pregão, a abertura está sendo em baixa de 0,2%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve leve alta ontem, mantendo-se acima da média móvel de 200 barras. O volume foi de apenas 45 mil cts e os indicadores estão ainda esticados. Hoje, a abertura está sendo em ligeira baixa.
segunda-feira, 3 de julho de 2017
Abertura
Os mercados começam o mês mais animados, com boas cifras sobre a indústria na zona do euro e na China: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,11% (perdeu 0,6% em junho), na Europa, o Stoxx50 avança 0,9% (perdeu 3% em junho) e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,3%, até agora (perdeu 0,6% em junho). Os juros seguem estáveis nas últimas quatro semanas e o dólar, no período, perdeu para o euro e ganhou vs o yen; entre as comodities, em junho o petróleo e ouro estiveram em baixa, e trigo e cobre subiram. Por aqui, o mercado teve alta na sexta-feira (garantindo ligeira alta no mês), com volume abaixo da média de maio. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 60 mil para 79 mil contratos, de fins de maio para cá. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 60 mil para 133 mil contratos, de maio para cá, aumentando paulatinamente. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram um pouco os saldos, exceto o de PETR4, que cedeu muito em junho. No pré pregão, a abertura está sendo em alta de 0,1%.
Futuro do Ibovespa
O futuro Agosto teve alta na sexta-feira, voltando a superar a média móvel de 200 barras, após algum tempo. O volume foi de apenas 57 mil cts e os indicadores fecharam esticados. Hoje, a abertura está sendo em mínima alta.
Voltando...
Após uma pausa, retorno ao Blog, constatando que o cenário não mudou muito para o mercado, que terminou junho com ligeira alta. Aparentemente, a dinâmica da situação política provocou novas alternativas e segue indefinida, mas o mercado (talvez, a sociedade...) parece anestesiado e não tem reagido negativamente a perspectivas cada vez mais sombrias que a mídia propaga diariamente, talvez porque a conjuntura econômica siga apresentando sinais de melhoria. Continuaremos sem muito assunto de mercado propriamente dito, mas acompanhando como sempre o que for acontecendo.
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
- ► 2019 (544)
- ► 2018 (578)
- ▼ 2017 (557)
- ► 2016 (521)
- ► 2015 (518)
- ► 2014 (882)
- ► 2013 (804)
- ► 2012 (807)
- ► 2011 (978)
- ► 2010 (1114)
- ► 2009 (932)