Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

Na sexta-feira, o Ibovespa esteve de lado com viés de baixa, mas está próximo do topo procurado.

Abertura

A semana começa sem maiores novidades:     no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,56%,    na Europa, o Stoxx50 avança 0,13% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,27%, até agora.      Os juros americanos voltam a ceder,  o dólar está firme entre as moedas e  o ouro e o petróleo caem.      Por aqui,  tivemos ligeira baixa na sexta-feira, com volume bem abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  132 mil para 130 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 92 mil para 95 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,24%.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Verdades e Mentiras da Bolsa

Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 884 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:

" Reaação no emprego continua ", sobre os acontecimentos da semana;
" O Euro na mira " , na seção de comentários sobre análise técnica.

Veja ainda os destaques da semana: JBS on, BRF Foods on e EMBRAER on.

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa estendeu seus ganhos ontem e os indicadores esticaram, quando o índice se aproxima da meta, em torno de 106 mil.

<>P>

Abertura

Os mercados em geral seguem sustentados: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,77%, mas na Europa, o Stoxx50 avança 0,35% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,28%, até agora. Os juros americanos estão na mesma, o dólar está firme entre as moedas e o ouro e o petróleo caem. Por aqui, tivemos alta, com volume bem abaixo da média de agosto. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de 119 mil para 132 mil contratos. A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 88 mil para 92 mil contratos, No pré pregão, o futuro Outubro opera em alta de 0,20%.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa teve leve repique ontem e segue em busca do topo nominal.

Abertura

Os mercados estão tentando consolidar ganhos:     no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,13%,   na Europa, o Stoxx50 avança 0,53% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,20%, até agora.      Os juros americanos sobem de novo,  o dólar ganha mais vs o euro,  o ouro cede e o petróleo reage ligeiramente.      Por aqui,  tivemos leve alta, com volume bem abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  124 mil para 119 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 95 mil para 88 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,33%.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa esteve em baixa ontem, voltando a se aproximar da média móvel de 200 barras, que ainda está em alta;os indicadores cederam bastante.

Abertura

Os mercados reagem negativamente a trechos do discurso do pres Trump na ONU,  sobre a guerra comercial e ainda à eventual propositura de processo de impeachment contra ele:     no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,36%,   na Europa, o Stoxx50 recua 1,24% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai 0,25%, até agora.      Os juros americanos cedem,  o dólar está firme,  o ouro sobe e o petróleo cai.      Por aqui,  tivemos baixa, com volume bem abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  139 mil para 124 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 97 mil para 95 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em baixa  de 0,60%. --

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa voltou a fechar com baixa mínima, operando ainda de lado, na tentativa de superar o topo nominal,

Abertura

Os mercados estão cautelosos,   com menor giro:     no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,09%,   na Europa, o Stoxx50 avança 0,25% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,36%, até agora.      Os juros americanos cedem,  o dólar está firme,  o ouro sobe e o petróleo cai.      Por aqui,  tivemos outra mínima baixa, com volume bem abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  160 mil para 139 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 101 mil para 97 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,34%.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa esteve de lado na sexta-feira, com viés de alta; os indicadores estão indefinidos em meio de escala, o cenário geral ainda é o mesmo.

Abertura

A semana começa com cifras desfavoráveis da zona do euro:    no Japão, é feriado%,   na Europa, o Stoxx50 recua 0,96% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 opera estável,    até agora.      Os juros americanos cedem,  o dólar ganha do euro,  o ouro sobe e o petróleo cai.      Por aqui,  tivemos nova  ligeira alta na sexta-feira, com volume bem acima da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  176 mil para 160 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 99 mil para 101 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em baixa  de 0,29%.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Verdades e Mentiras da Bolsa

Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 883 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:

" Petróleo sob ataque ", sobre os acontecimentos da semana;
" Dólar Comercial " , na seção de comentários sobre análise técnica.

Veja ainda os destaques da semana: B2W Digital on, CIELO on e Itaunibanco on.

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa novamente abriu forte (chegou a registrar novo topo intraday, que não aparece no gráfico) para depois acomodar-se até o final, que foi em baixa mínima. Os indicadores cederam e o teste de topo deve continuar.

Abertura

Os mercados estão firmes, sem novos desdobramentos do incidente na  Arábia Saudita:  no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,16%,   na Europa, o Stoxx50 avança  0,50% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe  0,15%,    até agora.      Os juros americanos e o dólar sobem ligeiramente,  o ouro  e o petróleo cedem uma fração.      Por aqui,  tivemos nova  mínima baixa, com volume abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  177 mil para 176 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 100 mil para 99 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,35%.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa abriu ontem com gap de alta, mas foi recuando até fechar com baixa mínima; os indicadores estão a maio das escalas e a meta prossegue sendo superar o topo nominal.

Abertura

Os mercados seguem cautelosos, acompanhando a situação na Arábia Saudita e as decisões de bancos centrais pelo mundo afora:   no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,38%,   na Europa, o Stoxx50 avança  0,48% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai  0,15%,    até agora.      Os juros americanos e o dólar estão como ontem,  o ouro cai  e o petróleo sobe uma fração.      Por aqui, tivemos  mínima baixa, com volume muito acima da média de agosto (exercícios de opções: R$ 7,576 BB).      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  175 mil para 177 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 95 mil para 100 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,78%.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa esteve fraco na maior parte do pregão de ontem, dando um salto no final; os indicadores esticaram, mas não houve mudança no quadro geral.

Abertura

Os mercados estão corrigindo algumas cotações,  após declarações de que o ataque terrorista na Arábia Saudita não interferirá na oferta de petróleo e derivados:   no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,18%,     na Europa, o Stoxx50 avança  0,17% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai  0,25%,    até agora.      Os juros americanos cedem um pouco, o dólar ganha entre as moedas,  o ouro cai  e o petróleo cede bem.  Por aqui, tivemos  alta, com volume abaixo da média de agosto .      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  177 mil para 175 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 93 mil para 95 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em baixa  de 0,16%.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Abertura

Os mercados tentam se sustentar, aguardando a evolução  da si8tuação na Arábia Saudita:   no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,06%,     na Europa, o Stoxx50 avança  0,04% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai  0,18%,    até agora.      Os juros americanos cedem um pouco, o dólar ganha entre as moedas,  o ouro cai  e o petróleo cede um mínimo.      Por aqui, tivemos  ligeira alta, com volume muito acima da média de agosto (exercícios de opções: R$ 7,576 BB).      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  186 mil para 177 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 96 mil para 93 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em baixa  de 0,61%.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa abriu em alta na sext-afei9ra e depois cedeu bem, com os indicadores recuando para o meio das escalas; continua a busca por um teste do topo nominal.

Abertura

A semana começa com nervosismo em torno do ataque a instalações de petróleo na Arábia Saudita::   no Japão, o Nikkei225 é feriado,     na Europa, o Stoxx50 recua  0,59% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai  0,32%,    até agora.      Os juros americanos disparam, o dólar ganha entre as moedas,  o ouro sobe  e o petróleo sobe muito.      Por aqui, tivemos  baixa na sexta-feira, com volume  bem abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  187 mil para 186 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 100 mil para 96 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,19%.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Verdades e Mentiras da Bolsa

Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 882 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:

" Avanço e Declínio ", sobre os acontecimentos da semana;
" Siderurgia " , na seção de comentários sobre análise técnica.

Veja ainda os destaques da semana: Gerdau pn, Usiminas pna e B2W Digital on.

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa esteve em alta ontem, com os indicadores bem esticados e segue em busca do topo em 105.817.

Abertura

Os mercados estão firmes,  mantendo os ganhos de ontem:   no Japão, o Nikkei225 ganhou 1,03%,     na Europa, o Stoxx50 avança 0,17% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe  0,30%,    até agora.      Os juros americanos voltam a subir, o dólar estabiliza entre as moedas,  o ouro sobe  e o petróleo cede.      Por aqui, tivemos  alta, com volume  abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  186 mil para 187 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 93 mil para 100 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,49%.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Ibovespa horário(60 minutos)

O Ibovespa esteve de lado outra vez, ontem, com leve viés de alta, ainda tentando superar o topo anterior.

Abertura

O Banco Central Europeu voltou a reduzir os juros bancários e a prometer liquidez, animando os mercados: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,75%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,05% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,18%, até agora. Os juros americanos cedem uma fração, o dólar ganha mais entre as moedas, o ouro e o petróleo cedem. Por aqui, tivemos ligeira alta, com volume bem abaixo da média de agosto. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de 171 mil para 186 mil contratos. A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 92 mil para 93 mil contratos, No pré pregão, o futuro Outubro opera em alta de 0,70%.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa andou de lado ontem, ainda indeciso. Prossegue a tentativa de superar o topo recente.

Abertura

Os mercados vão se adaptando a novas tendências, especialmente um repentino aumento dos juros americanos: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,96%, na Europa, o Stoxx50 avança 0,45% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,04%, até agora. Os juros, então, sobem, o dólar está firme, o ouro cai e o petróleo sobe. Por aqui, tivemos mínima baixa, com volume abaixo da média de agosto. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de 180 mil para 171 mil contratos. A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 95 mil para 92 mil contratos, No pré pregão, o futuro Outubro opera em alta de 0,43%.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

Ontem, o Ibovespa cedeu, após uma primeira parte melhor, ainda tentando superar o topo anterior; os indicadores estão a meio de escala, in definidos.

Abertura

Os mercados tentam consolidar seus ganhos recentes, na expectativa das pró9ximas reuniões das autoridades monetárias:  no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,35%,     na Europa, o Stoxx50 recua 0,27% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai  0,18%,    até agora.      Os juros sobem,  o dólar está firme,  o ouro cai e o petróleo sobe.      Por aqui, tivemos ligeira alta, com volume pouco abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  163 mil para 180 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 96 mil para 95 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em baixa  de 0,33%.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa vai esticando o repique, para tentar confirmar a retomada da alta, acima da média móvel de 200 barras; para tanto, busca superar o topo anterior que foi 105.817.

Abertura

A semana começa sem maiores novidades e com os mercados firmes:  no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,56%,     na Europa, o Stoxx50 avança 0,203% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe  0,28%,    até agora.      Os juros,  o dólar,  o ouro e o petróleo estão em todos em alta.      Por aqui, tivemos nova alta na sexta-feira, com volume bem abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  165 mil para 163 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 101 mil para 96 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,48%.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Verdades e Mentiras da Bolsa

Já está disponível em Verdades e Mentiras da Bolsa , a Edição 881 desta carta semanal de investimentos, com os seguintes assuntos:

" Os credores da dívida interna ", sobre os acontecimentos da semana;
" Grandes Bancos " , na seção de comentários sobre análise técnica.

Veja ainda os destaques da semana: Telebrás pn, Petrobrás pn e MRV on.

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa estendeu o repique, superando a média móvel de 200 barras e tenta consolidar uma retomada de alta, ainda que com os indicadores esticados.

Abertura

Os mercados seguem firmes:    no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,54%,     na Europa, o Stoxx50 avança 0,13% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe  0,40%,    até agora.      Os juros subiram,  o dólar ganha entre as moedas e o ouro e o petróleo estão em baixa.      Por aqui, tivemos nova alta, com volume abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  152 mil para 165 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 104 mil para 101 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,57%.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa repicou ontem, continuando a testar a média móvel de 200 barras e ainda tentando desfazer o dano técnico por ter rompido o suporte na faixa dos 100 mil.

Abertura

Os mercados se animam com o anúncio da reabertura de negociações entre Estados Unidos e China:    no Japão, o Nikkei225 ganhou 2,12%,     na Europa, o Stoxx50 avança 0,71% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe  0,81%,    até agora.      Os juros,  o dólar, o ouro   e o petróleo, todos em alta...      Por aqui, tivemos repique mais forte,   com volume abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  158 mil para 152 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 100 mil para 104 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 0,97%.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa recuou até a linha média da faixa de suporte, ainda testando a média móvel de 200 barras. Os indicadores recuaram, havendo espaço para novo repique.

Abertura

Os mercados reagem favoravelmente com notícias de melhoria na situação de Hong Kong:    no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,12%,     na Europa, o Stoxx50 avança 0,79% e nos Estad9os Unidos, o futuro do S&P500 sobe  0,82%,    até agora.      Os juros,  o dólar estão como ontem, o ouro cai  e o petróleo sobe.      Por aqui, tivemos nova baixa,   com volume abaixo da média de agosto.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  174 mil para 158 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 114 mil para 100 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em alta  de 1,24%.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

Com baixa liquidez, o Ibovespa ficou ontem de lado, levemente para baixo, junto à média móvel de 200 barras, ainda sob teste.

Abertura

Os mercados voltam a se preocupar com a guerra comercial,  após declarações ambíguas de autoridades:    no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,02%,     na Europa, o Stoxx50 recua 0,29% e o futuro do S&P500 cai 0,76%,    até agora.      Os juros volta a cair, o dólar está firme, o ouro sobe e o petróleo cai.      Por aqui, tivemos leve baixa,   com volume muito abaixo da média de agosto,  que foi de R$ 19,746 BB.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar saltou de  80 mil para 174 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa ficou em 114 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em baixa de 0,65%.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Ibovespa horário (60 minutos)

O Ibovespa vai tentando superar a média móvel de 200 pregões, que achatou ligeiramente, mas os indicadores esticaram muito e a tentativa pode demorar um pouco.

Abertura

A semana começa com os mercados operando com baixa liquidez,  pelo feriado americano (Dia do Trabalho):    no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,41%  e   na Europa, o Stoxx50 avança 0,29%  até agora.      Os juros, o ouro e o petróleo estão na mesma,  mas o euro está mais fraco.      Por aqui, tivemos alta,   com volume acima da média de julho.      A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  76 mil para 80 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 113 mil para 114 mil contratos,     No pré pregão, o futuro  Outubro opera em baixa de 0,42%.

Arquivo do blog

Counter