Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Abertura

Ao não prorrogar a controvertida decisão de suspender vendas a descoberto em cerca de 1.000 companhias, especialmente as do sistema financeiro, a CVM americana (SEC) permitiu uma grande manobra baixista, feita de forma coordenada quando restava uma hora do pregão de ontem e o mercado americano se acalmava, enquanto que o nosso dava novas mostras de tentar se desvincular dos mercados externos, depois de baixas exageradas: os índices americanos despencaram em cerca de 7% e vão arrastando os mercados em todo o mundo. Na Ásia (Nikkei225 – 9,62%) e na Europa (Stoxx50 – 8,7%), recordes negativos, mas os futuros americanos apresentam baixas modestas para esse quadro, em torno de 2%, o que reforça a identificação de uma manobra baixista de curtíssimo prazo. O euro continua fraco e o yen forte, enquanto que a maioria das comodities perde preço. Na Bovespa, tivemos ontem um grande duelo, com uma corretora internacional vendendo cerca de R$ 368 MM líquidos (a matriz está com gravíssimos problemas) enquanto que outra comprava R$ 436 MM líquidos. No pré-pregão, o Fut. Outubro (que vence na próxima semana) vai perdendo 4,7% até agora, com volume regular.

7 comentários:

bozo disse...

professor, poderia comentar as porcentagens das quedas? Vale está sobre a retração de 0.618 da alta histórica, papéis como usim em 0.78...no crash de 29 algumas blue chips caíram quase 90%...estamos quase lá?

GHITNICK disse...

A Vale estava em 0,70 há dez anos e a Usiminas a 0,85 etc. O pânico e a euforia geram cotações extremas, que perduram por tempo limitado.

leocardoso disse...

Em alguns posts de semanas atras o Sr dizia da oportunidade de ativos como usim,vale e outras blues ships pra medio e longo prazo.
Alguma coisa mudou ou estas oportunidades estao ainda mais atraentes? grato

GHITNICK disse...

Isso depende de escolhas pessoais, não há respostas iguais para todos.

Anônimo disse...

Jayme,
Roubini, o economista que previu toda essa confusão aí, continua alarmista, agora dizendo que o mundo vai entrar em depressão e que haverá uma crise sistêmica do sistema financeiro.
Dá pra continuar acreditando no sujeito? Dá pra ficar pior?

bozo disse...

professor, já estamos começando a ter papéis cotados abaixo do valor patrimonial? se sim poderia citar algum por favor? Obrigado

GHITNICK disse...

Esse Roubini vem prevendo essas coisas desde a década de 90, mas sempre ressalva que acha isso em prazos curtos, o que sempre impediu que ele tivesse maior credibilidade.
Mas claro que tudo pode ficar pior.

Quanto a papeis cotados abaixo do valor patrimonial, não mantenho uma relação atualizada.

Arquivo do blog

Counter