"Entendendo a guerra psicológica", sobre os acontecimentos da semana;
"Ibovespa e volume" , na seção de comentários sobre análise técnica.
Relançada também a administração de carteiras individuais, com diálogo permanente.
Veja os destaques da semana (Bradespar pn, OI Brasil pn e BR Foods on)
2 comentários:
>>> Será que entendi direito a manchete, ou escreveram torto o texto ?
Em 2014, Petrobras pretende elevar produção em 60%
Com plataformas novas em Campos e o pré-sal de Santos, capacidade deve saltar a 3,14 milhões de barris por dia
Publicado:
Impresso - OGlobo, pág 30
Online - http://oglobo.globo.com/economia/em-2014-petrobras-pretende-elevar-producao-em-60-11276621#ixzz2qBZLr7LG
RIO - Para a Petrobras, 2014 será o ano da virada. Ao longo desse período, a companhia pretende retomar a rota do crescimento da produção de petróleo, depois de “andar de lado” nos dois últimos anos, como definiu a própria presidente da companhia, Maria das Graças Foster.
A aposta de que a produção efetiva de petróleo — hoje patinando em torno de 1,9 milhão de barris por dia — dará um expressivo salto em 2014 está nas nove plataformas que estão sendo instaladas na Bacia de Campos e, principalmente, na área do pré-sal da Bacia de Santos.
Esses sistemas, considerados em conjunto, representarão um acréscimo de 1,14 milhão de barris diários à capacidade instalada de produção da estatal. Ou seja, cerca de 60% da capacidade atual, de dois milhões de barris diários (potencial de produção). Na prática, a capacidade total deve saltar para cerca de 3,14 milhões de barris por dia.
Mas esse acréscimo de capacidade não representará um imediato aumento na mesma proporção à produção. Isso porque a entrada em operação é gradual, com a perfuração programada de vários poços. Também é preciso considerar o declínio natural dos campos que estão em atividade.
Assim, especialistas estimam que o acréscimo na produção este ano, com esses novos sistemas, ficará em torno de 200 mil barris por dia. A meta da Petrobras é atingir uma produção de 2,5 milhões de barris diários em 2016.
A produção de petróleo caiu nos dois últimos anos em torno de 2% porque entre 2010 e 2012 praticamente nenhum sistema novo entrou em operação. Em 2012, apenas um começou a operar, o Cidade de Inhaúma, no pré-sal em Santos.
A manchete está exagerada, como se vê no texto, pois em 2016 se atingiria +500 mil barris (+25%)...Os 60% se referem a providências gerais para a produção, provavelmente.
Postar um comentário