Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Abertura

Os juros cedem uma fração e o dólar também, enquanto que o petróleo segue firme e o ouro tem pequeno repique e as Bolsas se sustentam: no Japão, o Nikkei225 ganhou 0,39%, na Europa, o Stoxx50 recua 0,25% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,20%, até agora. Por aqui, o mercado teve forte repique,, com volume bem acima da média de abril. A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 166 mil para 187 mil contratos. A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 27 mil para 26 mil contratos. No pré pregão, o futuro Junho opera em mínima alta de 0,04%.

5 comentários:

renato disse...

A onda de "otimismo" voltou ao ibov ... pelo menos na PETR. Vamos ver até qdo.

O amis intenressante, o mais interessante mesmo é que eu ... recebi a pouco tempo, coisa de uma semana atrás, uma "oferta" da corretora me oferecendo uma operação de trava de alta com a PETR... impressionante o "timing" deles ... tivesse eu aceitado a operação proposta ... ganharia um pouco, mas não tanto quanto essa alta está proporcionando (uns 10% em dois dias). Impressioanante o timing deles; impressionant...

renato disse...

Fundos imobiliários ... quero dar minha experiencia nesses 3 meses que me tornei investidor.

Descontados a alta desde 2016... ao realizar os cálculos de valorização da ação + dividendos recebidos, e anualizando esses resultados ... não dá mais do que 3-4% a.a.

Ontem... por exemplo, houve um FII que desabou quase 10% (MXRF11) na última hora de pregão. Motivo ? Nenhum!!! Nenhum.

Me parece também que os administradores baseam o pagamento de proventos aos investidores na taxa SELIC, e nào na rentabilidade realmente auferida. É como que se colocassem uma tampa no limite máx a ser pago.

O preço desses FII giram em torno, ou dos 10 reais, 100 reais ou 1000 reais. Alguns estão aí na faixa dos 400 reais, mas a maioria é multiplo de 100. Liquidez ? Sim, pode ser mas ... quem decidiu isso ? porque essa "uniformidade" ?

Está tudo muito confuso... sinceramente ? depois dessa curtissima experiencia ... acho mais vantajoso investir em empresas na bolsa boas pagadoras de dividendos, tanto pelo potencial de valorizacao quanto ambiente de negociação. EMpresas como TUPY, ITSA, VIVT, VALE, TAESA, etc... mesmo com IR ...

renato disse...

Ainda sobre os FII ... nem é SELIC ... é "caderneta de poupança" mesmo ... Poupança paga 6% com ZERO de volatilidade. Se um FII anualizado (incluíndo aí todo o sobe/desce do mercado e computando os dividendos) render menos que isso ou quase isso … é impraticável.

renato disse...

Ainda sobre FII ....

Com a SELIC em movimento de baixa, ou estacionária com valor ao redor do rendimento da poupança, é menos arriscado e volátil ir par a poupança.

Com a SELIC em movimento de alta e/ou estacionária com valor acima do rendimento da poupança, é menos arriscado e volátil ir para a RENDA FIXA, fundo DI.

Ou os gestores remuneram ACIMA DA POUPANÇA, ou não vale a pena possuir um fundo desses. Simplesmente, não é competitivo.

renato disse...

Ainda sobre FUNDOS IMOBILIARIOS

Estou muito decepcionado com a rentabilidade desses fundos.

O único incentivo que eu vejo um investidor querer adquirir uma cota é o potencial de valorização da cota, que depende de vários fatores (a gestão do negocio), entre eles, o pagamento de dividendos.

Computando todo o sobe/desce e acrescentrando os dividendos ... o rendimento anual tem que superar, pelo menos a poupança (6%). Senão ... eu vou para o investimento mais seguro e previsivel do país!! MAS não é isso que acontece.

Os gestores estão remunerando os acionistas/cotistras muito pouco... beirando o rendimento da poupança (0.5-0.6% am). Alguns fundos, bem menos ... coisa de 0,3% am. Tem que superar a poupança, no mínimo.

Quando a SELIC começar a subir então … vai ser a correria dos comprados, querendo vender… o preço desabará, como ocorreu inversamente desde 2016. Quem aproveitou esse periodo se deu bem, porque com a SELIC am queda (Renda FIXA perdendo vantagem), o dinheiro migrou para os fundos cujas cotas explodiram na cotação; caso contrário… não é vantajoso NEM entrar. Vai para poupança que é menos volátil e mais seguro. E melhor, oferece quase o mesmo rendimento atual.

Muito decepcionado.

Arquivo do blog

Counter