Os mercados ainda operam sob extremo nervosismo: no Japão, o Nikkei225 perdeu 2,27% , na Europa, o Stoxx50 avança 1,45% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 cai
2,29%, até agora. Os juros americanos seguem subindo, o dólar está estável, o ouro e o o petróleo caem. Por aqui, tivemos forte repique , com volume igual ao recorde de ontem. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de 288 mil para 275 mil contratos. A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 139 mil para 130 mil contratos. No pré pregão, o futuro Abril abriu com baixa de 3,02%.
3 comentários:
BOM DIA, Jayme!
Coleto informações da internet, e vejo que a capacidade de produção da Arábia Saudita é de cerca de 12 MM bpd. A produção atual é de carca de 9.7 MM/bpd; ou seja, estão trabalhando a 80% da capacidade total.
A OPEC liderada pela Arábia Saudita queria cortar 1.5MM/bpd da produção TOTAL global, o que dá mais ou menos 1.5% da demanda global! para compensar a queda no consumo [consumo ? E o armazenamento... como está o nível ?]
Como não conseguiram sentimentalizar todos os países produtores, associados ou não à OPEC como a rússia… então decidiram reduzir o preço de seu barril em $10.
Agora ... chega a notícia de que a Rússia tem capacidade de aumentar a produção em 500 mil barris por dia [p/ um total de 11.8MM bpd] e que a Arábia Saudita quer fornecer um recorde de 12,3 milhões de barris por dia no próximo mês... aumento de uns 2.5MM bpd.
Ou seja ... o aumento total na produção mundial seria de 0.5+2.5 = 3MM bpd; ou... 3% !!!
Quer dizer ... Fica claro que a magnitude dos números de maneira alguma nem explica tão pouco justifica o que está ocorrendo.
Aumeto de 3% na produção mundial ocasiona 30% de queda no preço ?
Como levar isso a sério ??
a guera de egos e NARRATIVAS continua no dia de hoje...
Jayme ... colegas:
Hmmm… deixa ver se eu entendi:
1. a produção mundial de OIL deve aumentar 3%
2. O preço do barril caiu cerca de 30%
e,
3. A PETR4 … se desvalorizando 50% ???
Realmente, as versões estão mal explicadas...
Postar um comentário