Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Verdades e Mentiras da Bolsa

Caros leitores, Não há como discordar dos comentários feitos em diversos emails que recebi, lamentando a indefinição tão arrastada do mercado, naturalmente por força do impasse político em que vivemos. É difícil encontrar assuntos para abordar nesta minha carta semanal de investimentos, depois de comentar alguns aspectos técnicos como tenho feito, alguns óbvios como a preferência do mercado pelo sucesso do impeachment. Não costumo entrar na parte política, por não fazer parte dos objetivos traçados para esta publicação, que já tem 15 anos de vida...Como parece iminente a decisão sobre o processo de impeachment atual e em respeito às posições de cada leitor, achei melhor suspender o V&M por algum tempo, no aguardo da evolução da conjuntura. Estarei online no Blog e via email e pretendo retornar o mais breve possível, quando perspectivas existam de retorno ao que possamos considerar como um mercado técnico (não desdenhando de quem tope especular sobre o futuro, o que é razoável, mas bem arriscado no momento...).

Abertura

Em ritmo de montanha russa, os mercados repicam hoje das perdas de ontem, mantendo a atual alternância de oscilações: no Japão, o Nikkei225 subiu 0,45% mesmo com o yen mais forte, na Europa, o Stoxx50 avança 1,3% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,4%, até o momento. O dólar segue fraco e o petróleo está em repique. Por aqui, o mercado fechou em alta, com volume muito abaixo da alta média de março . A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 121 mil para 137 mil contratos. A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 100 mil para 99 mil contratos. No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, todos os saldos recuaram. No pré pregão, o futuro Abril abriu em forte alta de 2,7%.

Futuro do Ibovespa

O futuro Abril começou ontem com alta, esbarrou de novo na média móvel de 200 barras e se acomodou, fechando no positivo e estendendo pequena congestão. O volume foi de apenas 54 mil cts e os indicadores ficaram de lado, parecendo ainda mais firmes que a cotação. Hoje, a abertura foi em forte alta.

Arquivo do blog

Counter