Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Indicadores Gerais do Mercado

Ibovespa semanal dolarizado

Abertura

Os mercados começam o mês mais animados, com boas cifras sobre  a indústria na zona do euro e na China:    no Japão,  o Nikkei225  ganhou 0,11% (perdeu 0,6% em junho),    na Europa, o Stoxx50 avança 0,9% (perdeu 3% em junho)  e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 sobe 0,3%,   até agora (perdeu 0,6% em junho).    Os juros seguem estáveis nas últimas quatro semanas e o dólar, no período,  perdeu para o euro e ganhou vs o yen;  entre as comodities,  em junho o petróleo e ouro estiveram em baixa, e trigo e cobre subiram.        Por aqui,   o mercado teve alta na sexta-feira (garantindo ligeira alta no mês),  com volume abaixo da média de maio.     A posição compradora dos investidores não residentes no futuro do dólar passou de 60 mil para 79 mil contratos, de fins de maio para cá.   A posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 60 mil para 133 mil contratos, de maio para cá, aumentando paulatinamente.     No aluguel de ações de Petrobrás e Vale, subiram um pouco os saldos, exceto o de PETR4,  que cedeu muito em junho.     No pré pregão,  a abertura está sendo em alta de 0,1%. 

Futuro do Ibovespa

O futuro Agosto teve alta na sexta-feira, voltando a superar a média móvel de 200 barras, após algum tempo. O volume foi de apenas 57 mil cts e os indicadores fecharam esticados. Hoje, a abertura está sendo em mínima alta.

Voltando...

Após uma pausa, retorno ao Blog, constatando que o cenário não mudou muito para o mercado, que terminou junho com ligeira alta. Aparentemente, a dinâmica da situação política provocou novas alternativas e segue indefinida, mas o mercado (talvez, a sociedade...) parece anestesiado e não tem reagido negativamente a perspectivas cada vez mais sombrias que a mídia propaga diariamente, talvez porque a conjuntura econômica siga apresentando sinais de melhoria. Continuaremos sem muito assunto de mercado propriamente dito, mas acompanhando como sempre o que for acontecendo.

Arquivo do blog

Counter