Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

segunda-feira, 17 de março de 2008

Abertura

A solução dos problemas de liquidez do Bear Stearns com sua aquisição pelo J.P.Morgan e medidas do Fed, tudo no fim de semana (redução da taxa de redesconto, abertura de linhas de crédito etc.), estão provocando pânico nos mercados globais, como se esses mercados preferissem uma quebradeira geral de proporções imprevisíveis. No Japão, o Nikkei225 caiu 3,71%, as blue chips européias vão recuando 3% até o momento, enquanto que os futuros americanos cedem em torno de 2,2%. Com isso, caem os juros americanos, cai o dólar entre as moedas e o petróleo e o ouro chegam a novos recordes. Como sempre, as lições não são absorvidas, a história se repete e o comportamento manada prevalece. Por aqui, o Fut. Abril também perde uns 3% no pré-pregão, com volume pequeno. Nos últimos episódios, os mercados têm repicado rapidamente dos seus ataques de nervos, com qualquer estímulo, então toda a prudência é recomendável.

2 comentários:

João disse...

Prof. Jayme, boa tarde. Qual a sua opinião com relação ao risco sistêmico que alguns economistas vislumbram no setor bancário americano???? Obrigado.

GHITNICK disse...

Pelo que estamos vendo, isso é o que muitos estão temendo (a ação do Fed e do Governo americano tenta minimizar isso), ainda que se tenha pouca informação a respeito. Por aqui, que é onde nos interessa, o risco parece bem baixo.

Arquivo do blog

Counter