Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

terça-feira, 15 de julho de 2008

Fundo de capitulação

Estou com problemas técnicos e algumas postagens habituais (ação dos estrangeiros, por exemplo), estão prejudicadas, por enquanto.

Quem acompanha o Verdades e Mentiras, deve ter lido a coluna de analise técnica desta semana, abordando o fundo de capitulação, que é a situação de final de baixa, quando os últimos comprados não aguentam mais e vendem, exaurindo a baixa, porque os primeiros vendidos já estão comprando...

Essa é uma descrição simplória e meio cínica para o mercado, mas que é adotada como modelo desde o velho Dow e funciona assim, com variantes. O que comentei é que, na técnica, o grande indicador de fundo (nos Estados Unidos) é a volatilidade implícita nos prêmios de opções, que nestas ocasiões costuma estar num pico. Até a semana passada não estava, como que telegrafando que ainda faltava alguma coisa.

Ontem e hoje, esse indicador deu um salto e isso quer dizer que um fundo pelo menos temporário está à vista.

3 comentários:

Ricardo disse...

Ótima informação, Jayme.

Mandei um email,no @centroin..pedindo informações sobre o livro do Eddy, como esta com problemas ae, não sei se v. recebeu.

GHITNICK disse...

Chegou, passei para o Steinberg, que responderá.

murphybr disse...

Concordo plenamente, o VIX atingiu o pico e recuou...
Parece que agora vai e puxada por Vale5 ...

Arquivo do blog

Counter