Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Abertura

As soluções para os casos da AIG (socorro do Fed) e da Lehman Brothers (venda de ativos para o Barclays) ainda não eliminaram toda a desconfiança provocada no mercado: no Japão (Nikkei225 +1,70%) e na Europa (Stoxx50 + 1,3%) a repercussão está sendo boa, ainda que o setor financeiro ainda apresente baixas seletivas. Nos Estados Unidos, ainda prevalece o pessimismo e os futuros operam com perdas em torno de 1%, depois de um repique ontem. O foco da preocupação passou para os fundos de renda fixa, depois que dois dos grandes restringiram resgates (por estarem com papéis da Lehman, desvalorizados). As comodities é que estão reagindo um pouco, petróleo, metais e metais preciosos operam em alta. Por aqui, o Fut. Outubro perde cerca de 1,7% com volume alto. Ontem, tivemos um repique moderado com bom volume. A volatilidade calculada afinal vai marcando a possibilidade da formação de um fundo, aqui e nos Estados Unidos, traduzindo um pico de pessimismo do público, que é o ambiente propício à formação de fundo.

7 comentários:

leocardoso disse...

Jayme , ja podemos considerar que estamos na onda IV,ou ainda é cedo(ou tarde)? grato

GHITNICK disse...

Tudo indica que sim, salvo um repique muito forte e imediato.

leocardoso disse...

qual a pior projeçao ,ao seu ver, pra este cenário, em relaçao as boa empresas brasileiras como vale,petr,usim, ggbr,bbdc,entre outras grato

Carlos disse...

Prof. Jayme,
caso haja uma repique a partir de um fundo em torno de 45.000 pontos qual seria a extensão provável para uma correção de toda esta queda?
grato,
Carlos

GHITNICK disse...

Infelizmente, não há como se fazer projeção para as cotações ou para o índice, quando prevalece o pânico.

Alicate disse...

Jayme, não fica contraditório estarmos entrando na onda 4 e o índice de volatilidade estar indicando um possível fundo ? O ponto atual não poderia ser o fundo de uma onda 4, não é ? Seria apenas um fundo provisório, então ?

GHITNICK disse...

Estamos sempre falando de uma Onda IV no gráfico dolarizado mensal ou semanal, onde até agora as Ondas têm durado 5 anos em média. Estamos com apenas uma barra mensal abaixo do suporte, situação ainda reversível (para ser apenas um ajuste no ângulo da alta). O ponto da volatilidade está num gráfico diário não indexado e é uma referência de curto prazo.

Arquivo do blog

Counter