Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Abertura

A reversão da alta do mercado americano logo que aprovado o Plano Bush e o confuso encontro dos países europeus no fim de semana passaram ainda mais pânico aos mercados globais, especialmente no que tange ao setor financeiro mas atingindo a tudo por tabela: ações (Nikkei225 – 4,25%---Stoxx50 -4,74%---S&P500 Fut. -2,41%), comodities (menos os metais preciosos), juros tudo opera em baixa e em alguns lugares, como na Islândia, as Bolsas começam a interromper seus trabalhos. As coisas se aceleram pela ação do medo, as informações são escassas e a mídia amplia tudo escandalosamente, fazendo com que as projeções catastróficas comecem a se tornar realidade, por mais absurdas e levianas que tenham sido: é o fenômeno das profecias que vão se auto-confirmando...Por aqui, a Bovespa parece que caminha para as interrupções regulamentares, na medida em que no pré-pregão, o Fut. Outubro vai perdendo já em torno de 7,6% com grande volume. A vertiginosa escalada tende a acabar de um momento para o outro, por falta de motivação real, ainda mais quando todos os governos, ainda que batendo a cabeça uns com os outros, tratam de interferir com a falta de confiança no sistema financeiro. Como acontece com os furacões, os estragos podem ser enormes, mas eles passam rapidamente.

8 comentários:

Alicate disse...

Jayme, este circuit break em 15% é inédito na história da Bovespa, não ? Depois disso, se os preços continuarem em queda, há previsão de nova parada em algum percentual (ou até mesmo encerramento do pregão) ?

GHITNICK disse...

Fala-se que esta é a terceira vez que acontece: não lembro qual o percentual para a próxima interrupção, mas será definitiva para o dia.

Unknown disse...

Caro Jayme,

Conforme você tem dito e todos estamos vendo, a irracionalidade impera, mas a hora que a racionalidade voltar, se é que volta, ela não será tarde demais? Temos ativos "sólidos" com mais de 60% de queda em 4 meses.

GHITNICK disse...

É verdade, os danos serão enormes. Por outro lado, como não são aprendidas as lições, o repique poderá ser enorme também.

Alicate disse...

Mas as ações com fundamentos não têm relação com as lições a serem aprendidas. Não parece nada errado haver um repique grande nelas.

GHITNICK disse...

Quero dizer que os mercados sempre apresentarão excessos, para um lado e outro.

Anônimo disse...

Jayme,
Vale5 ainda permanece no logo canal de alta ou já rompeu esse canal?
abs!

GHITNICK disse...

Sim, o canal rompido de julho para agosto.

Arquivo do blog

Counter