Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Abertura

Mais um dia de pânico histérico dos mercados, sob o pretexto de más cifras macro-econômicas americanas, que indicariam uma possível recessão futura (declarada desde o primeiro semestre de 2007 e que ainda não apareceu...). As quedas foram devastadoras em todas as Bolsas. Por tabela, o Nikkei225 caiu hoje 11,4%, mas aparentemente conscientes do exagero, os futuros americanos mostram pequeno repique em torno de 1,2%, mesmo com novos prejuízos dos grandes bancos nos trimestrais; com isso, a forte baixa inicial das blue chips européias recuou um pouco para em torno de 3% (Stoxx50). Por aqui, além do exemplo internacional sempre seguido com redobrado exagero, o dia de vencimento do futuro do índice e especialmente de opções sobre o índice, deram espaço para fortes manobras baixistas que incitaram o pânico de vendas, curiosamente provocando um repique na meia hora de acréscimo do pregão. Hoje, o Fut. Dezembro apresenta ganhos de 2,3% até agora, com volume regular. A preocupação com a economia real desapareceu ou o que houve ontem foi artificial ?

4 comentários:

Carlos disse...

Prof Jayme,
Observei que no graf semanal do DJI o indice de IFR está no menor nível desde a decada de 80 e a volatilidade também está em níveis máximos, que em outras épocas coincidiram com a virada dos mercados.
Andei observando séries mais antigas do Dow e em todos os momentos da história, o índice, nestes níveis de indicadores,apresentou pelo menos um repique intermediário antes de novas baixas ( até mesmo em 1929/1932 )com a economia devastada ( atualmente se fala em recessão com índicadores de produção e vendas que caem de 1 a 3% !!!!!! .
Existe a possibilidade do IFR em níveis mínimos históricos não apresentar repique ?

Obrigado,
Abs
Carlos

GHITNICK disse...

O que estamos vivenciando não tem paralelo, pela dimensão e complexidade dos mercados modernos, então tudo é possível, também num grau sem paralelo.

jomi disse...

Jayme os gringos continuam saindo forte e agora eles ficaram vendidos no indice fut em 14000 contratos,então a expectativa é a pior possível p/ frente.É certo q estamos numa onda 4 e se for onde é omin. q ela tem chegar?Grato!

GHITNICK disse...

A venda no futuro oscila bastante e faz parte de estratégias, em geral. Como estamos caindo praticamente sem repique, ainda não há elementos para definir o Ciclo, mas as quartas ondas tendem a assumir a forma triangular.

Arquivo do blog

Counter