Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Abertura

Hoje parece que vai ser um desses dias que ficam para a história: baixas espetaculares em todos os mercados, limite de baixa nos futuros de índices americanos, - 9,59% no Nikkei225, cerca de – 8% no Stoxx50 europeu e quase limite de baixa no Fut. Dezembro do Bovespa. Ontem os mercados haviam melhorado e vários fecharam com ganhos e a única novidade de lá para cá foi a confirmação de uma evolução negativa (-0,5%) para o PIB do Reino Unido no terceiro trimestre, na primeira preliminar desse cálculo (no trimestre anterior, a evolução tinha sido nula). É muito pouco para provocar essa avalanche de vendas, ainda mais depois do fechamento melhorado de ontem. Isso revela claramente que existe uma forte manobra especulativa baixista em todos os mercados, inclusive comodities, revertendo com igual intensidade a puxada para cima que ocorreu até o meio do ano. Não sei se são ainda os restantes Hedge Funds do mundo, mas a característica disposição de surpreender os mercados agindo na contramão da lógica, visando a capitulação a preços mais baixos, usando certamente de transações simuladas, está cristalina para quem quiser ver. É fácil para quem acompanha o mercado brasileiro, identificar esse padrão...Vamos ver até quando as “autoridades” vão permitir que isso ocorra, não deve demorar muito para que fechem os mercados para balanço e tomem as providências possíveis.

17 comentários:

bozo disse...

professor, saudacoes

em caso de fechamento dos mercados, o sr tem ideia de como ficariam os derivativos? me parece que o risco de operacoes desse tipo ficam altissimos com essa perspectiva

GHITNICK disse...

Não sei exatamente ao que V. se refere, mas o fechamento de mercados por algum tempo passou a ter uma possibilidade bem maior, está acontecendo em outras praças.

bozo disse...

a pergunta é o que aconteceria com as opcoes por exemplo se os mercados fechassem? o sr tem alguma ideia?

GHITNICK disse...

Não tenho ideia, podem prorrogar o vencimento para compensar os dias sem negócios, como tem ocorrido quando fazem circuit-breaker.

leocardoso disse...

Na expomoney de BH nesta semana. Os comentários de Márcio Noronha e Fausto de Arruda Botelho sugerem IBOV próximo a 10 mil pontos, isso mesmo, 10k.
Os urubus estão ganhado força! como o sr ve esta possibilidade?
Ele mostra que o pico de 1971 deflacionado pelo igp-di so foi recuperado em maio 2008.

GHITNICK disse...

Tudo é possível, a crise que afeta o mercado é inédita.

andre disse...

Caro Jayme,
sera que essa venda interminavel dos estrangeiros nao eh por necessidade de levantar fundos para cobrir os prejuizos? Eh possivel ter uma ideia de quanta municao (acoes para vender) eles ainda possuem? Grato.

GHITNICK disse...

Essa informação não está disponibilizada. Avenda é para pagar resgates dos Fundos mque administram e para cobrir prejuízos também.

Ro disse...

Jayme,

Uma crise inédita como por vc mencionado, pior que a de 1929 ? Qual sua opinião ?

Em sua análise onde nos encontramos (Ondas ?) e qual a projeção deste movimento ?

A recuperação virá no longo prazo ou com tal crise mesmo os fundamentos ficam bem abalados, reduzindo o potencial das cias ?

GHITNICK disse...

A crise atual é bem mais complexa que a de 1929, porque a economia é muito mais complexa. Teoricamente, estariamos numa Onda IV, ainda sem uma definição clara. A recuperação depende do que for feito e da velocidade com que tudo seja feito.

Ricardo disse...

Jayme, poderia comentar o q esta ocorrendo com UBRR11, esta um pouco estranho.

GHITNICK disse...

Rumores e fofocas sobre a saude do banco, ainda mais que o Banco resolveu divulgar antecipadamente seus (bons) resultados trimestrais , como que passando um recibo nos boatos.

leocardoso disse...

Se não for a onda IV o que seria então?

GHITNICK disse...

Se houver a penetração do topo da Onda I, em torno de 14 mil dólares, a contagem teria que ser revista completamente, até maio teria sido apenas uma Onda I e agora estariamos numa Onda II.

leocardoso disse...

O sr quis dizer sub I e sub II da III ou estariamos num novo ciclo

GHITNICK disse...

O Ciclo é o mesmo, a contagem seria revista, como acima mencionado.

leocardoso disse...

assim o Sr consideraria a alta de 1992 ate 2008 como a onda I isso?
A possivel Onda II duraria ¨16anos tbm?
Assim o cenário que parecia bom se torna obscuro, mesmo para prazos longos 15 20 anos?grato

Arquivo do blog

Counter