Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Abertura

Ilustrando ainda mais o estado alucinado em que se encontram os mercados, estão todos repicando fortemente , sem nenhuma novidade especial outra vez: a explicação é que estão reconhecendo os exageros de pânico de ontem...Na verdade, a proibição de vendas a descoberto no Japão, a vigorar entre novembro e março, deve ter assustado os poderosos operadores que vêm derrubando todos os ativos e acelerado uma cobertura relâmpago. No Japão, o Nikkei225 ganhou 6,40%, enquanto que na Europa o Stoxx50 sobe perto de 3% e os futuros americanos cerca de 5%...O euro recuperou-se um pouco, o yen perdeu um pouco e a maioria das comodities está em alta. Por aqui, num pregão de poucos negócios, a queda final nos Estados Unidos provocou um festival de derrubadas no leilão final, com estranhas trocas de lotes numa pirâmide invertida, que as autoridades devem considerar legítimo capitalismo de risco...Hoje, o pré-pregão tem volume regular e o Fut. Dezembro ganha incríveis 7,2%, possivelmente com a turma surpreendida também com a decisão japonesa sobre short selling e recomprando apressadamente, antes que se copie mais essa regra no Brasil...

10 comentários:

Chumbo disse...

Professor, o sr. seria a favor da suspensão da venda a descoberto nas ações brasileiras por um determinado período?

Carlos disse...

Caro Jayme,

Pela teoria das ondas, é possivel alguma penetração no topo da onda 1 , ainda que seja mínima , ou o valor em torno de 13.000 não deve ser perfurado em hípotese alguma ?

Pela sua contagem, e se estivermos na onda 4 as mínimas de ontem em dólar podem estar próximas dos fundos dessa possível formação ( até segunda ordem ) ?

obrigado,

Carlos

GHITNICK disse...

Nem precisaria: bastaria colocar um fiscal em meia duzia de mesas de operações, conferindo comitentes, ordem de registro no relógio. A venda a descoberto legítima é um fator de liquidez importante, o que está derrubando os mercados em todo o mundo (depois de tê-los levantado), são as operações simuladas.

Carlos disse...

Prof Jayme,
retificando :
ontem o mínimo do ibv em dólar foi de 12.650 pts, contra 12.975 do topo da onda 1 em 1997.
é possível uma breve beliscada como essa ( já que hj abriu em 13500 pts )?
grato,
Carlos

GHITNICK disse...

As teorias são teorias, devem ser interpretadas com bom senso e sem fatalismos: essa penetração fere realmente um axioma de Elliott, mas nem sempre a teoria funciona. As mínimas podem ser o fundo, mas também podem não ser, pois o normal é que uma segunda perna de baixa chegue mais baixo.

Carlos disse...

Mas no caso de uma onda 4 a tendencia é que os fundos formem uma linha horizontal de modo a não penetrar o topo da onda 1.

Neste caso então seria possível que a segunda perna de baixa após um suposto repique intermediario atingisse os níveis atuais, iniciando uma formação de triangulo no médio/longo prazo ?

GHITNICK disse...

Não há na teoria essa tendência horizontal, mas muitas quartas ondas assumem uma formação triangular.

Pedro Leite disse...

Materia do dia 07 Outubro 2008, Jhttp://jornaldesites.net,muito parecido com que ocorre aqui com petr4 e vale5....

Acções sobem mais de 42%

A Volkswagen atingiu o valor mais elevado de sempre em bolsa, nos 414 euros, depois de ter avançado mais de 42%. A subida acentuada na sessão elevou para 153% o ganho acumulado em 2008, o que torna a fabricante de automóveis alemã a empresa com melhor desempenho na Europa, este ano.

Os títulos já mais do que duplicaram de valor, nestes quase dez meses. Somaram 153% desde o final do ano passado, ganho obtido à custa do objectivo da Porsche de obter uma posição de controlo sobre a Volkswagen. Com este desempenho, a VW lidera os ganhos entre as empresas do DJ STOXX 600.

O índice que agrega as maiores companhias do “velho continente” apresenta uma desvalorização de 33,89%, desde o início do ano. Das 600 empresas, apenas 22 conseguem valorizar. As restantes apresentam saldos negativos em 2008, visíveis através da queda do STOXX 600.

Para este desempenho da VW contribui, em muito, a forte subida registada na sessão de hoje. Os títulos da dona de marcas como a VW, Audi, Seat e Skoda, dispararam um máximo de 42,94% para atingirem o valor recorde de 414 euros. Seguiam em alta de 38% para 400 euros.

Os especialistas justificam os ganhos recentes da VW em bolsa com o facto de este ser um título alvo de “short selling”, ou seja, vendas a descoberto. Vários investidores estavam a apostar na queda das acções, mas a oferta da Porsche arruinou essas apostas e tem obrigado ao fecho de posições curtas, impulsionando o papel.

Além disso, a falência do Lehman Brothers, um dos bancos de investimento que mais acções da VW emprestava para a prática do “short selling”, também contribuiu para a subida do título, dado que diminuiu drasticamente o número de títulos disponíveis para a realização destas operações.

jomi disse...

Jayme mas a queda do mercado se dá em função da venda a descoberto ou pela imensa saída dos estrangeiros q vemos todos os dias?E se for assim enquanto eles nao voltarem a colocar grana o mercado só irá cair!?Eles estão vendendo ações,vendido no indice e vendido no dólar como vai subir?Grato!

GHITNICK disse...

Ninguem pode garantir se vai cair ou subir, mas historicamente sobe, no longo prazo.

Arquivo do blog

Counter