Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Abertura

No final de num pregão sonolento, ontem nos Estados Unidos, em que os índices operavam perto da estabilidade, novamente fortes manobras baixistas levaram a perdas acima de 5% em poucos minutos...Hoje, os futuros repicam em torno de 3% e nenhuma grande notícia nova apareceu, nem ontem nem hoje...No Japão, o Nikkei225 ganhou 2,69% e o Stoxx50 das blue chips européias sobre cerca de 0,3% no momento. Os juros continuam desabando no open market (10 anos: 3,13% a.a. vindo de 3,44% anteontem), enfraquecendo um pouco o dólar e fazendo subir a maioria das comodities, especialmente os metais, enquanto o petróleo segue em torno de US5 50 o barril, as vezes mais baixo do que isso (WTI). Por aqui, a turma de malandros que tem se aproveitado dos otários diariamente, abriu o pré-pregão derrubando o Fut. Dezembro em cerca de 6%, com muitas trocas de boletos, para “adequar as cotações locais á baixa do final do pregão e,m Wall Street ontem...”. Como o público tem sido levado a acreditar que uma coisa depende da outra por profissionais ignorantes e alguns desonestos, apesar de farta informação disponível em sentido contrário, muita gente se assusta e acaba dando chance de recompra barata para os manipuladores, em vez de deixá-los entregue a sua própria sorte (ou azar, como vimos nos prejuízos que geraram em suas matrizes...). No momento, o futuro ainda perde 5,6%. A Petrobrás revelou novas descobertas no pré-sal do Espírito Santo e seus ADRs sobem bastante lá fora, o que certamente será ignorado com as desculpas mais esfarrapadas.

8 comentários:

Alicate disse...

Jayme, mas essa perda no suporte do Dow Jones, apesar de ter ocorrido de forma forçada, não torna provável que ocorram quedas maiores por lá nos próximos dias (facilitando assim as manobras daqui) ?

GHITNICK disse...

Em tendências de baixa, suportes são sempre perdidos até o momento de reversão, por definição. Como os mercados estão manipulados como nunca, predomina a indefinição, nada é exatamente como parece.

renato disse...

Jayme, os preços das blue chips nacionais estão chegando muito perto (senão abaixo: usim) do valor patrimonial das respectivas empresas... chegou finalmente a hora da "compra santa" ?!?!

GHITNICK disse...

Dominados pelo pessimismo e manipulados como estão, os mercados ficaram alheios aos parâmetros técnicos; se seguidos estes, a compra santa já teria ocorrido até há mais tempo.

Alicate disse...

Jayme, você sabe se os analistas estrangeiros têm alguma projeção sobre quantos meses ainda deverá durar o desmonte dos Hedge Funds ?

GHITNICK disse...

Os Hedge Funds são uma região não regulamentada e assim, as informações a respeito são escassas e controvertidas.

Unknown disse...

Jayme, salvo repique imediato, a onda 1 do gráfico semanal dolarizado parece estar sendo penetrada, correto?

GHITNICK disse...

É verdade, é o que está acontecendo.

Arquivo do blog

Counter