Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Abertura

Os mercados mundiais seguem hoje seus cenários locais, influenciados ainda por resultados trimestrais e por novas cifras econômicas: no Japão, o Nikkei225 teve perdas de 1,18%; na Europa, o Stoxx50 vai ganhando 0,5%, novamente puxado pelo setor financeiro. Nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 flutua em torno da estabilidade; voltaram a subir os juros no open market, o dólar ganhou sobre o yen, mas tornou a perder frente ao euro. Isto provoca ajuste positivo na maioria das comodities, tudo isso depois de um dia relativamente de acomodação. Por aqui, a Bovespa mais uma vez registrou um novo topo, com volume acima da média e bom saldo comprador das corretoras internacionais; no aluguel de ações, não houve alterações relevantes nos saldos. No pré-pregão, com volume de 2,3 mil contratos negociados, o Fut. Agosto está recuando 0,1%.

4 comentários:

Unknown disse...

Prof,

Seria correto dizer que o mercado esta sobre comprado neste momento?

GHITNICK disse...

Sim, apesar de que o IFR diário do Ibovespa está em 67,o que não é um valor demasiadamente alto, subindo menos do que as cotações, em divergência baixista.

Unknown disse...

Pode-se dizer que parece um movimento "cansado", antecipatório da possível segunda perna? Há algum outro indicador que possa apontar para esse sentido no momento? Penso na máxima "compra no boato (no caso da recuperação econômica) e venda no fato (a evidência da longa recuperação).

GHITNICK disse...

Na contagem de ondas e sub-ondas que costumo divulgar, utilizo principalmente um gráfico mensal dolarizado que, evidentemente, leva algum tempo para configurar as diversas fases. As flutuações de curto prazo são bastante aleatórias, muitas vezes sugerindo uma coisa e fazendo diferente. Por enquanto, estamos no repique intermediário e há sinais diversos no sentido de que possa estar terminando, mas a confirmação demandará algum tempo.

Arquivo do blog

Counter