Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Abertura

A semana começa com muita animação, depois de uma sexta-feira morna, por conta das declarações na reunião do G-20 de que os estímulos às economias não serão retirados tão cedo. A rigor, é uma ilusão temporária, já que isso terá que ser feito mais cedo ou mais tarde...No Japão, o Nikkei225 ganhou 0,20%, na Europa o Stoxx50 vai subindo 1,5% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 está subindo 1%, até o momento. O dólar enfraqueceu entre as moedas e a maioria das comodities vai tendo ajustes positivos. Por aqui, a Bovespa fez um pequeno ajuste, com volume menor e saldo comprador das corretoras internacionais. Ficou inalterado o nível de aluguel de ações e a posição comprada por estrangeiros no futuro do índice aumentou de 39 para 40 mil contratos. No pré-pregão, o Fut. Dezembro vai ganhando cerca de 1,7%, com volume de 4,9 mil contratos.

5 comentários:

Sandro disse...

Prof. Jaime, como anda o apetite dos estrangeiros ?

GHITNICK disse...

Por enquanto, valores proporcionalmente pequenos em relação ao volume geral, mas saldo comprador.

Sandro disse...

Prof. monitoras todas as corretoras ? Nacionais e estrangeiras ? Para mim, assim como é possível uma pessoa física abrir contas em diferentes corretoras, é possível que uma corretora como a 51 compre por uma nacional como a 39 e ainda venda por outra estrangeira como a 45... ficando uma verdadeira "salada". Acredito que isso deva ser muito comum no dia a dia e serviria para "despistar" os incautos do mercado. Como podemos monitorar e ficarmos certos a respeito destes volumes negociados ? Acompanho seu blog e o divulgado pela Bovespa e utilizo ainda outros indicadores de volume para momentos decisivos do mercado. Grato desde já pela resposta !!!

GHITNICK disse...

Claro, os agentes podem fazer o que lhes parecer melhor. Não se pode ter certeza de nada, mas podemos ter informações aproximadas, que é melhor do que nenhuma informação.

GHITNICK disse...

Recebi esta pergunta:
"...na análise da abertura do dia 09/11 o Sr, escreveu: ´´ dólar enfraqueceu entre as moedas e a maioria das comodities vai tendo ajustes positivos.´´ no caso das commodities agricolas, o enfraquecimento do dolar é ruim para o setor? Já que o setor agricola esta diretamente ligado a exportação e assim quanto mais caro estiver o dola, as comodities agricolas seguirao a tendencia do dolar.Procede este meu pensamento?"

Afora outros fatos, o enfraquecimento do dólar entre as moedas causa ajustes temporários nas comodities, compensando essa desvalorização. Ou seja, o fato em si é neutro se consideradads essas outras moedas, é uma mera correção monetária: sobe a cotação, cai o dólar.

Arquivo do blog

Counter