Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Abertura

Depois de um dia animado, com alguma possível solução para as dívidas do Dubai, os mercados estão hoje bem mais moderados: no Japão, alta de 0,38% para o Nikkei225, na Europa, baixa até agora de 0,3% para o Stoxx50 e estabilidade para o futuro do S&P500, nos Estados Unidos. O dólar está na mesma entre as moedas e não ser o ouro, que sobe acima de US$ 1.200, as comodities também seguem estáveis, até agora. Por aqui, a Bovespa teve um dia firme, com grande volume outra vez, com grande saldo comprador das corretoras internacionais. O aluguel de ações aumentou bem para PETR4 e ficou estável para a VALE e a posição comprada por investidores estrangeiros no futuro do índice subiu para um recorde, de 56 para 63 mil contratos. A posição comprada pelos mesmos investidores no dólar futuro caiu muito, de 74 para 35 mil contratos. No pré-pregão, o Fut. Dezembro está com alta de 0,2% , com volume pequeno de 3,9 mil contratos.

5 comentários:

renato disse...

Jayme, bom dia ...
ibov beijando os 70.000 pontos... (difícil acreditar esse fato, haja visto o fundo de maio deste ano e após a maior crise desde a depressão de 29, etc ...) enfim ... segue a irracionalidade "planejada", ou temos aí -mesmo- um final de onda III / iníco de onda IV, etc ... ou seja.. um movimento contínuo mais ... digamos ... "natural"

Carlos B. disse...

Prof Jayme,

boa tarde,

Bovespa a cerca de 8% do topo histórico do ano passado enquanto as líderes Petro e Vale estão mais distantes do seu topo ( 28 e 30 % respectivamente)e os bancos já no mesmo patamar ou até superando os antigos T.H.
As siderúrgicas também estão devendo um pouco em relação ao índice.

Isto sugere alguma reflexão com relação à ativos que compõe o índice e estão supervalorizados (principalmente os lançamentos dos últimos anos com grande manipulação dos bancos estrangeiros)ou apenas um desequilíbrio em função do peso das grandes na composição da carteira do Ibov. ?

obrigado,

Carlos B.

GHITNICK disse...

As grandes altas deste ano são papeis do setor imobiliario e de comercio, que haviam caido muito em 2008; há uns 18 papeis dos 63, que estão com mais de 100%. Estamos no repique intermediario da OndaIV, período que é sempre considerado, na teoria, como uma falsa alta, uma armadilha para otarios, um mercado que parece irracional...

Sandro disse...

Vale lembrar que o TH, se for dolarizado, já foi ultrapassado em relação ao do ano passado. É isso Prof. ?

GHITNICK disse...

Não, ainda não: o topo foi em 73.920 com o dolar em 1,635 ou cerca de 77 mil agora.

Arquivo do blog

Counter