Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Abertura

Na sexta-feira, melhores cifras para a situação do emprego americano acabaram servindo de pretexto para uma forte reviravolta dos mercados: ações caíram, o dólar subiu entre as moedas, as comodities caíram. Hoje, no Japão, a onda de otimismo com as medidas governamentais recentes continuou e o Nikkei225 ganhou 1,45%. Entretanto, na Europa (Stoxx50) e nos Estados Unidos (futuro do S&P500), os índices estão recuando em torno de 0,4%, até agora. O dólar segue firme e as comodities ainda perdem cotação. Por aqui, a Bovespa esteve em baixa, com o volume acima da média e saldo comprador das corretoras internacionais (novamente, o saldo seria vendedor não fosse a operação em GVTT3). O aluguel de ações ficou estável, e a posição comprada por investidores estrangeiros no futuro do índice diminuiu de 63 para 60 mil contratos. A posição comprada pelos mesmos investidores no dólar futuro voltou a subir, de 11 para 37 mil contratos. No pré-pregão, o Fut. Dezembro está em baixa de 0,3%, com volume pequeno de 1,3 mil contratos.

9 comentários:

Sandro disse...

Prof. Jaime,

como anda o ânimo dos estrangeiros neste início de semana ? Parece que não se cansam de montar arapucas onde eles próprios acabam por cair....

GHITNICK disse...

Por enquanto, estão operando pouco, mais na venda,

necavila disse...

parece q se concentraram em realizar posicoes em petro e vale sem tregua. incrivel disso tudo é que estao comprando fortemente outros papeis...

GHITNICK disse...

O volume projetado está muito fraco, não parece que esteja acontecendo nada de especial.

necavila disse...

volume fraco ou nao as duas são sempre as preferidas nas vendas

e ainda tem gente q diz q é bom procurar liquidez , na verdade as mais liquidas caem tanto quanto as menos liquidas e geralmente sobem bem menos... vale e petro foram as q mais cairam ano passado e as q menos subiram esse anos ja vao sendo ultrapassadas!

necavila disse...

e olhando pros graficos das duas so se ve fraqueza no curto prazo...
ou seja vao fechar o ano com menops valorizacao ainda comparado com outro papeis.

GHITNICK disse...

Até agora, o Ibovespa está com +81%, a Vale5 com +72% e a Petr4 com +67%; que puxa o índice é o setor imobiliário. As mais líquidas estão praticamente agrupadas entre 65% e 90%.

necavila disse...

nao so a imobiliarias , outros ipos tbm como mmx , parece q desempenho ruim esta intrinsecamente ligado a maior liquidez. note q todas elas ja estao se nao acima mto proximas da sua maxima historica enquanto essas duas estao mtooooooo longe delas... e levando em conta o q projeta os graficos vao ficar ainda mais distantes!

é realmente dificil crer que renda variavel realmente possa ser considerado um investimento e nao um mero jogo de azar!

GHITNICK disse...

Estou me referindo aos papéis do Ibovespa, onde os de maior liquidez estão bem perto do índice em desempenho, até porque seu peso maior define o índice.

Arquivo do blog

Counter