Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

terça-feira, 23 de março de 2010

Abertura

Ontem, os mercados começaram fracos e melhoraram ao longo do dia. Hoje, os rumos estão incertos: no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,16%; na Europa, o Stoxx50 está ganhando 0,25% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 está caindo 0,18%. Ainda persistem fofocas sobre a Grécia, e o euro segue perdendo terreno entre as moedas; não obstante, o petróleo está recuperando algumas perdas de ontem. Por aqui, a Bovespa teve volume abaixo da média, com novo saldo vendedor das corretoras internacionais (-R$ 252 MM). O aluguel de ações da Petrobrás diminuiu bastante. A posição comprada dos investidores estrangeiros no futuro do índice passou de 25 para 26 mil contratos. Em dolar futuro, estes investidores passaram de +39 para +41 mil contratos. Na abertura, o Fut. Abril está com +0,5% e cerca de 7 mil contratos negociados.

4 comentários:

Guanabara disse...

Caro Jayme,

Para determinar se o volume está forte ou fraco, o Sr. usa alguma média móvel do volume dos pregões? Se afirmativo, qual o período? Grato.

GHITNICK disse...

A Bovespa divulga no seu BDI a media recente, do mes e do ano.

Sandro disse...

Prof. Jaime, algum FR ou outro fator para explicar o atual volume em VALE3/5 ? Coisas do "além" ?

GHITNICK disse...

O volume é apenas giro (compra e venda de lotes semelhantes); há notícias na mídia de que a Vale teria imposto aos clientes um aumento de 100%, o que a empresa acaba ( 14:02 h) de desmentir:
"Rio de Janeiro, 23 de março de 2010 – A Vale S.A (Vale) esclarece que a propósito de notícias divulgadas na mídia sobre as negociações comerciais da companhia, que não fez qualquer novo comunicado ao mercado de capitais sobre preços de seus produtos.

Ademais, conforme documentos arquivados junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e demais órgãos reguladores, já informou oficialmente que implementou nos últimos tempos uma nova política comercial, envolvendo, entre outras coisas, uma abordagem mais flexível com relação aos preços do minério de ferro, inclusive quanto a sua forma de venda (C&F, FOB), flexibilidade esta plenamente aplicável aos mercados e clientes nas mais diversas geografias em que atua.

Tal política reflete a realidade de mercado e as necessidades específicas de cada cliente.

Nesse contexto, a Vale também informa que os resultados de seus esforços comerciais serão publicamente apresentados por ocasião da divulgação regular de nossas demonstrações trimestrais, nos termos da legislação em vigor."

Arquivo do blog

Counter