Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Abertura

Os mercados mundiais prosseguem bastante incertos, ao sabor de resultados trimestrais que começam a ser divulgados e a estatística econômicas contraditórias: ontem, o dia foi relativamente estável, mas hoje, o humor está ficando mais negativo: no Japão, o Nikkei225 caiu bastante (-1,52%), na Europa, o Stoxx50 vai perdendo 0,25% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 está caindo 0,3%, até agora. As moedas estão mais ou menos na mesma, mas a maioria das comodities está com ajustes negativos Por aqui, a Bovespa teve de novo um volume alto e operou em baixa; as corretoras internacionais se destacaram por enormes compras em VALE5 e enormes vendas em PETR4, terminando com saldo comprador de +R$ 214 MM. Algo está acontecendo de muito estranho, pois o aluguel de ações continuou a subir, sendo que o da VALE5 subiu de 79 para 98 MM de ações, apenas ontem...A posição comprada por investidores estrangeiros no futuro do índice caiu de +24 para +22 mil contratos. A posição vendida dos mesmos investidores no dólar futuro aumentou mais, de -73 para -90 mil contratos, havendo aqui uma disputa clara com o Banco Central, que compra à vista. No pré-pregão, o Fut. Junho está caindo 0,44%, com volume de 3,5 mil contratos.

8 comentários:

necavila disse...

Li ontem q o realmente preocupa no mercado no caso da petro é a troca barril x direito de exploracao na capitalizacao.... o "valor desse barril" o sr pode cmentar?

[]s

GHITNICK disse...

O valor será fixado por consultoria internacional independente, às claras. Não há motivo verdadeiro para preocupação, há um orçamento do plano de investimentos e a capitalização ligada a esse orçamento. Se o valor do direito cedido for menor, cederão mais barris, se maior, menos.

necavila disse...

Prof acho q ja da pra dizer q com essa especulacao brutal o evento pré-sal ja se tornou negativo pras contacoes da empresa como um todo nao?

O sr q tem uma boa base de dados nao conseguiria fazer uma projecao do valor da petro sem o evento pre-sal? so pra gente ter uma ideia de uanto absurda é esse panic da capitalizacao.

GHITNICK disse...

Como já comentei, inclusive no artigo copiado aqui, aproveitaram este assunto (que contraria interesses poderosos) para um ataque especulativo, nos últimos dias claramente usando o vencimento de opções como pretexto.

No p/l atual da Vale, a Petr4 estaria em 85,00.

renato disse...

... e a VALE vai se projetando como a empresa mais negociada no ibov, inclusive senão me engano com valor de mercado quase igual ao da PETR, em que pese as diferenças no porte, lucro, etc. dessas duas. E viva China.

Jayme... eu que não vivenciei de perto o milagre economico da década de 70... quando era a vex do Japão... o sentimento vivenciado hoje por causa da China era bem similar, não ?!

GHITNICK disse...

Mais ou menos: a população do Japão sendo bem menor, seu mercado interno não tinha possibilidades imensas como a China atualmente.

renato disse...

Entendo... é verdade. Então... parece ser até... melhor atualemnte do que foi em relação ao Japão que alimentou bem o crescimento nosso naquela época...

Eu sei que são duas grandes empresas, etc. mas... é aquela velha questão de porquê alguém prefere VALE x PETR:

- pela administração priv vs. publ?
- pelo reajuste ou não de 100% e crescente demanda no produto que negocia ?
- por fazer parte ou não de "cartel" que fixa preço do produto internacional ?
- por ter ou não rolo (de capitalização, diluição de minoritários...)?
- por ter ou não previsão de lucros e gastos futuros?
- por explorar ou não produto a céu aberto e outro a 7000 m de profundidade ?
- por estarem ou não utilizando várias alternativas "green" ao produto que vendem ?

Tem que saber o que se está comprando e ser feliz com a escolha... ou compra um pouco das duas...

necavila disse...

Voltando ao poder as empresas X, realmente é impressionante... mesmo pré operacional a ogx ja vai ficar com mais de 2,2pp do indice "roubando" espaco de gigantes "mesmo q em coma hehe" como petrobras. E pensar q o dono era considerado um fanfarrao a alguns anos atras!

Arquivo do blog

Counter