Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

terça-feira, 11 de maio de 2010

Abertura

O impacto do plano europeu foi enorme, certamente muito ampliado pela correria de vendidos; isso provocou oscilações há muito não vistas e inúmeros gaps nos gráficos em geral. Hoje, a espuma está baixando um pouco, o que é natural, ainda que a mídia a serviço da especulação tente alegar que se trata de “desconfiança sobre o pacote”... No Japão, o Nikkei225 perdeu 1,14%, na Europa, o Stoxx50 está recuando cerca de 2,5% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 opera em baixa de 1%, até o momento. Também há ajustes nas moedas (o euro volta perder terreno) e nas comodities (sobem os metais preciosos, cai a maioria das demais mercadorias). Por aqui, houve um repique bem forte na Bovespa, com o volume pouco acima da média, o que foi um pouco inesperado. As corretoras internacionais seguem na venda (-R$ 224 MM) e os aluguéis de ações diminuíram um pouco, salvo o de PETR4, que teve ligeiro aumento. A posição comprada por investidores estrangeiros no futuro do índice caiu de +14 para +11 mil contratos. A posição comprada dos mesmos investidores no dólar futuro diminuiu, de +105 para + 66 mil contratos e nesse particular mercado, esta turma anda perdendo seguidamente, justamente onde se pensa que eles deveriam acertar: é que se trata de um mercado incontrolável por manobras de pregão... No pré-pregão, o Fut. Junho opera em baixa de 1,5%, com volume de 5,8 mil contratos.

5 comentários:

Pedro Leite disse...

Bom dia prof...Neste inicio de pregão Pactual hj voltando as pazes com petr4, comprando muito,SERÁ POR CONTA DO BALANÇO? qual expectativa em relação ao balanço PETROBRAS?

GHITNICK disse...

A expectativa média gira em torno de R$ 7,5 a 8,5 bilhoes de lucro líquido, normal.

Guanabara disse...

O que está me impressionando, por hora, é a congestão que vem desde outubro.

Se tomarmos do dia 8 de outubro até o momento em que escrevo, o IBOV ganha módicos 2,68%. Já se passaram sete meses. Alguém que tenha aplicado na poupança nesse período já deve ter ganho uns 4%. Dos principais ativos (VALE5, PETR4, BBDC4 e ITUB4), o único que se sobressai é a Vale, com 18%. Depois vem IUB4, com 6%. O resto, está pior que o IBOV. Tivemos uma grande congestão entre outubro de 2007 e março de 2008, antes do mergulho em maio/2008.

GHITNICK disse...

Essa congestão é o final do repique, possivelmente já contem o início da segunda perna de baixa, dentro do cenário que venho adotando.

renato disse...

É por essas e outras que as estatais S/A tipo PETR e BBAS estão sempre no "limbo"... De repente, um projeto sem viabilidade economica séria alguma, virou viável graças a injeção de capital...


Previ negocia participação no projeto do trem-bala

Plantão OGlobo | Publicada em 11/05/2010 às 12h46m, por Henrique Gomes Batista

RIO - O diretor de Participações da Previ, Joilson Ferreira, afirmou nesta terça-feira que o fundo de pensão, através da Invepar, está negociando com grupos coreanos, japoneses e chineses a participação no projeto do trem-bala que vai ligar o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas.

- O projeto começa a se tornar viável. Os engenheiros das empresas interessadas estão apresentando alterações de trajeto que reduzem substancialmente o custo da obra, principalmente com redução da necessidade de túneis. Além disso, está avançando a negociação com o BNDES e com o governo sobre a garantia de fluxo mínimo de passageiros, além de novas formas de financiamento - afirmou, no Rio, em seminário sobre infraestrutura organizado pelos jornais "Valor Econômico" e "Financial Times".

Joilson disse ainda que a Invepar, que também tem participação da OAS, está interessada em projetos relacionados à Copa e às Olimpíadas, principalmente no Rio de Janeiro. Ele citou as áreas de aeroportos, trens, metrôs e estradas como prioritárias.

- Já temos no Rio o metrô e a Linha Amarela. Temos vantangens competitivas sobre outras empresas. Podemos, por exemplo, fazer uma linha de trens ligando o aeroporto do Galeão aos outros pontos da cidade, utilizando nossas atuais estruturas - disse.

O diretor da Previ lembrou ainda que o grupo está interessado em projetos em outros estados, como o rodoanel de São Paulo, e até mesmo em adquirir uma estrada urbana em Lima, no Peru, em um modelo semelhante à Linha Amarela carioca.

Arquivo do blog

Counter