Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Abertura

O nervosismo continua dominando os mercados, na medida em que os urubus divulgam profecias sinistras sobre o euro e os especuladores exploram as vacilações das autoridades internacionais, que ainda não seguiram o exemplo da Alemanha, colocando freios nas operações predatórias: no Japão, o Nikkei225 caiu 1,54%, na Europa, em seguida a um dia muito fraco, o Stoxx50 vai perdendo 2,1% e nos Estados Unidos, onde o dia ontem foi relativamente mais calmo, o futuro do S&P500 vai perdendo 1,5%, depois de um overnight bem melhor. O euro volta a enfraquecer entre as moedas e as comodities apresentam ajustes negativos, expressivos em alguns casos (metais preciosos). Por aqui, por mais que se continue a divulgar estatísticas favoráveis sobre a economia (PIB, emprego, vendas no varejo, produção industrial), a atuação dos especuladores de curtíssimo prazo continua tentando provocar o pânico e lucrar com isso, importando preocupações dos outros que não nos atingem: a Bovespa teve forte baixa ontem, com grande volume e um surpreendente saldo comprador das corretoras internacionais (+ 92 MM). Os aluguéis de ações aumentaram novamente em Petrobrás. A posição dos investidores estrangeiros no futuro do índice passou a ser vendida: passou de +3 para - 3 mil contratos. A posição comprada dos mesmos investidores no dólar futuro aumentou de +32 para + 39 mil contratos. No pré-pregão, o Fut. Junho opera em forte baixa de -2,3%, com volume de 6,1 mil contratos.

4 comentários:

Sandro disse...

Prof. Jaime, curiosamente o maior vendedor na Bovespa no dia de ontem foi o Deutsch Bank. Provavel efeito das medidas restritivas de Angela Merckel lançadas em 18/05 ?

GHITNICK disse...

Pode ser que os clientes do Banco estejam especulando sobre o susto que poderiamos tomar por aqui...

Unknown disse...

Nao pode ser tbm pq as compras feitas aq continuam alavancadas com vendas la?

Verdade seja dita esses bancos ainda continuam atolados de alavancagens de todos os tipos e riscos... tem realmente q moralizar isso mesmo q o remedio seja amargo e os efeitos colaterais doloridos como essas quedas.

GHITNICK disse...

Exatamente: enquanto o mercado não se organizar, os riscos exagerados continuarão a ser tomados, para cima e para baixo.

Arquivo do blog

Counter