Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Abertura

O pânico de vendas que dominou os mercados ontem, irracional como sempre, teve como gatilho uma sensação de que uma segunda perna de recessão dominaria o futuro imediato da economia mundial, especialmente pela estupidez dos políticos. A grande baixa dos índices americanos ainda repercutiu hoje na Ásia (Nikki225 -3,72%) e influenciava a abertura dos mercados europeus, com fortes baixas inicias, enquanto que os futuros americanos tinham baixas leves. Com a divulgação agora de dados melhores para o emprego nos Estados Unidos, não só para julho, como revendo para melhor meses anteriores, os mercados ficaram um pouco aliviados e como estão sobrevendidos, iniciaram um repique mais intenso: o Stoxx50 europeu ainda está negativo em 0,35% e o futuro do S&P500 vai subindo cerca de 0,8%, até o momento. O dólar firmou entre as moedas, mesmo com juros ainda mais baixos no open market e as comodities, que estavam em baixa, vão ensaiando um tímido repique também. Por aqui, a Bovespa teve a mais forte baixa do período, com volume bem acima da média e mais um estranho saldo comprador das corretoras internacionais (+ R$ 248 MM), quase todas bem na compra. No aluguel de ações, os saldos aumentaram , exceto os de VALE5. A posição vendida dos investidores estrangeiros no futuro do índice passou de -104 a -97 mil contratos. A posição vendida dos não residentes no futuro de dólar passou de -100 para -88 mil contratos. No pré pregão, o futuro Agosto opera em alta de 0,5%.

13 comentários:

antonio disse...

hehehe ja estava estranhando, mas hj a petro voltou pro seu posto de maior lixo do ibovespa....

dalhe petro sempre comandando a baixa... rumo ao pre-sal!

se na oytrra crise ela berou os 10 contos... imagino agora.. rumo a 1 digito.

Obrigado PTpulistas .

antonio disse...

Como disse o Milton young da CBN melhor jogar no bicho q na bolsa.

Guanabara disse...

Bom dia a todos.
Li ontem na imprensa, a observação de um analista gráfico que o IFR do Ibovespa só esteve mais baixo na época dos atentados de 11 de setembro. Não sei qual peridiocidade ele usou.
Na ferramenta gráfica que utilizo, com períodos de 14 barras, gráfico diário, realmente apenas o 11 de setembro e agosto de 1998(primeira perna de baixa da crise asiática).
O IFR encontra-se em 18,44 e considera o fechamento de ontem. Neste momento, o Ibovespa já marcou novo fundo, provalvelmente deprimindo mais ainda este indicador.
No semanal, Bandas de Bollinger (8 barras) já foram bem perfuradas em sua parte inferior no fechamento de ontem.

Carlos B. disse...

Realmente Guanabara,
No semanal nominal (não dolarizado) o IFR está nos mesmos níveis que você citou , e quase chegando aos níveis de 2008 (época da desgraça-mor)
Mas não se esqueça que em todos os períodos em que o IFR chegou abaixo de 20, formou-se um fundo (não o último) que seria seguido por outro fundo de igual ou menor preço (com algumas semanas de diferença) mas com IFR maior (daí a divergência altista).
No gráfico mensal do IBOV a situação também está na mesma.
Ou seja , se formos olharmos pelo histórico do IFR um repique nas próximas semanas é iminente...
PS : Longe de mim querer descobrir fundos de poço, mas é bem melhor olhar indicadores e observar dados passados do que ficar escutando urubus de plantão ...

Carlos B. disse...

Outro fato curioso que acabei de observar :
Hoje o IBOV nominal está encostando em uma reta suporte que liga o fundo de 2002 ao fundo de 2008 (era Lula)...é pra se pensar, apesar de não ser o dolarizado.
No dolarizado esta linha passa perto dos 45 mil pontos.

Guanabara disse...

Perfeito, Carlos B.
O Ibov hoje já atingiu os 51.300 (50% da retração de Fibonacci sobre a alta que foi de outubro/2008 até novembro/2010).
Supõe-se que essa alta tenha sido a subonda "B" dentro da onda IV.
Há quem não goste de Fibonacci, mas o fato é que os 29.000 pontos de outubro/2008 foi uma retração pouco além de 0,618 do "bull market" entre outubro/2002 e maio/2008).
Como os indicadores já estavam muito deprimidos, achei que esta correção parasse nos 38,2. Mas pode ser que vá buscar os 46.000 (61,8%), não necessariamente agora.
Notícias ruins (urubólogos de plantão) podem ser o indício de uma futura reversão, ainda que de prazo curto.

Guanabara disse...

Outra coisa a se tomar cuidado, tal qual vimos em 2008: Essa volatilidade absurda intra-day.
Lembro-me de VALE5 ter oscilado 45% (isso mesmo, quarenta e cinco!!!) por cento em um único dia.

Guanabara disse...

Corrigindo o que escrevi acima, a oscilação absurda de VALE5 não foi em um único dia, mas em uma semana.
Quem tiver um gráfico à disposição pode conferir: na semana que iniciou em 13/8/2008, VALE5 oscilou, entre a máxima e a mínima, 42,15%.
Pelos valores atuais (ajustados os proventos), a máxima foi de 27,18 e a mínima 19,12.
Coisa de magnitude semelhante foi visto entre 27/10/2008 e 10/11/2008: Alta que chegou a 40%!!!

Guanabara disse...

Mais outra correção: A primeira semana mencionada não foi 13 de agosto, mas 13 de outubro.

GHITNICK disse...

Agradeço os comentários de todos; houve um apagão em parte do Rio e estou recompondo meus sistemas precariamente.

Carlos B. disse...

Com certeza Guanabara,

O problema é qua algumas pessoas levam ao pé da letra o double deep em forma de W achanado que o novo fundo será igual ou em preços mais baixos que o de 2008, ou seja realmente em forma de W...

Quanto a volatilidade aumentou bastante ( a volatilidade histórica foi de 30 para 60 em uma semana e nos periodos de grandes baixas beira a casa dos 100, mas o pico da volatilidade nunca quase nunca coincidem com o fundo preços, ela aumenta no período logo após os fundos se formarem, mesmo com os preço em ascenção)

Pode até ser que aconteça, mas faço coro com o professor Jayme sobre a onda C da onda IV ser mais suave (principalmente em função do P/L das empresas) e acho que só os indicadores e não os preços vão nos dizer o que vai acontecer.
Caso haja um repique e um novo fundo em 46.000 ainda vai estar bem acima dos 29.000 pontos de out/2008.
PS a linha de suporte que citei (fundos de 2002 e 2008) também funciona no gráfico do índice futuro...

Obrigado
e um bom final de semana a todos

Icelandman disse...

Senhores

Pelo debate, qual seria o fundo (teórico) desta queda? 46.000?

Carlos B. disse...

As retrações de Fibonnacci para a alta iniciada após o sub prime (que foi a sub onda B da onda IV) são , respectivamente para 62% , 50 % e 38 %:

graf. nominal: graf.dolarizado :
51.000 pts 43.200 pts
46.000 pts 37.300 pts
42.000 pts 32.200 pts

a divergência entre o nominal e o dolarizado se dá porque hoje apesar de toda a queda do ibovespa neste ano, o dolar fechou a 1,59 enquanto que no começo do ano estava oscilando entre 1,70 e 1,72 ...

Arquivo do blog

Counter