Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Abertura

Novamente as “preocupações” dos mercados duram pouco tempo e temos alguns repiques hoje, modestos por enquanto: +0,5% tanto na Europa (Stoxx50) como nos Estados Unidos (futuro do S&P500), embora na Ásia, as baixas tivessem predominado (Nikkei225 -1,66%). O dólar está cedendo uma pequena fração dos últimos ganhos entre as moedas e com isso, as comodities tentam recuperar as perdas de ontem. Por aqui, a Bovespa fechou com nova baixa forte, bem aumentada no final, na habitual volatilidade dos dias de vencimentos de derivativos; o volume disparou para R$ 23 BB, onde os exercícios corresponderam a mais de R$ 15 BB, com grande saldo vendedor das corretoras internacionais. No aluguel de ações, os saldos ficaram mais ou menos na mesma. A posição vendida dos investidores estrangeiros no futuro do índice passou de -51 para -31 mil contratos. A posição comprada dos não residentes no futuro de dólar passou de + 34 para + 23 mil contratos. No pré pregão, o futuro Dezembro, que vence hoje, opera em alta de 0,4%.

9 comentários:

Martim disse...

Professor

esses "amigos" estrangeiros sao malandros mesmo. na sua apuracao, que é proxima da minha, na segunda-feira eles tinham saldo comprador em torno de 200 milhoes e na terça em torno de 100 milhoes. No entanto, "oficialmente" eles venderam quase 1 bi na segunda-feira e mais 600 milhoes na terça. E ontem, parece que venderam mais uma fortuna. E apesar desse cenario apocalitico, eles estao zerando as venda nos contratos futuros. Qaul é a deles???

WR disse...

Professor:

Poderia dar um resumo atualizado sobre a situação atual da ONDA IV?

Estaríamos mesmo próximos do final da correção? A ONDA IV poderia ter duração menor do que o habitual (50/51 meses ao invés de 60 meses)?

GHITNICK disse...

Quanto aos estrangeiros, parece estar ocorrendo uma arrumação das carteiras, depois de um ano ruim; há muitos resgates dos clientes e eles andaram muito envolvidos em especulações complicadas (vejam o volume de ontem, com o enorme mercado de opções sobre o índice). A redução de posição no fututro do índice parece liga à rolagem de contratos. Ou seja, acho que estão operando contingências e não uma posição quanto ao futuro.

Quanto à Onda IV, leiam o V&M do fim de semana, com as perspectivas para 2012...Vou deixar esse pequeno suspense sobre o assunto.

renato disse...

Noticia do estadão: Bancos respondem por 15% do investimento estrangeiro no Brasil (Em segundo lugar no ranking dos setores da economia que mais investem no Brasil está o de extração de petróleo e gás. ). Não sei, me parece ... estranho que um setor "não" produtivo venha em 1o lugar; ou melhor, parece também não há surpresas uma vez que isso aqui é aquela casa da mãe joana dos títulos publicos que conhecemos. Se alguém tiver algum aoutra opinião, gostaria de ouvir.

renato disse...

Outra, do nosso amigo: Para pessoas físicas e jurídicas, o crédito está disponível no mercado. Não há falta de crédito para a atividade econômica no Brasil", diz Mantega Bom.. só esqueceram de avisar lá que ... credito p/ pessoa fisica está na cada de seus 6%... AO MES perante uma inflação de mesmo valor ... AO ANO.

Icelandman disse...

Cá para nós: não há nenhuma dificuldade técnica da BMF bovespa divulgar, sem o atraso de 02 dias, o fluxo dos estrangeiros (quanto compraram e o que compraram) e nem quem aluga que papel.
Por que não fazem isso? Será que os "amigos estrangeiros" são mais amigos da BMF bovespa do que de nós, sardinhas?

GHITNICK disse...

Realmente, a defasagem nessa informação é injustificável; deveria haver mais transparencia também sobre quem aluga ações, por tipo de participante...

edna disse...

http://oglobo.globo.com/economia/cvm-atrasa-programa-de-controle-da-venda-de-acoes-em-tempo-real-3223586

GHITNICK disse...

A notícia dá esperanças de que a CVM possa ter o controle das operações mais rapídamente, mas terá a vontade política de fiscalizar de verdade?

Arquivo do blog

Counter