Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Abertura

A forte queda de ontem, em quase todos os mercados, teve várias explicações esfarrapadas, mas no fundo era a manobra de sempre, para tentar conseguir melhores taxas no grande leilão de títulos de longo prazo italianos, realizado hoje, há alguns momentos. Resultado: o terrorismo de nada adiantou, o leilão foi um sucesso (cerca de 7 bilhões de euros) numa taxa média de pouco mais de 3% a.a. (vs 6% no mês passado e comparados aos absurdos 11% a.a. daqui, onde não há crise...Isso demonstra como a mídia está a serviço dessas e de outras especulações e como são falsas as análises terroristas. No Japão, o Nikkei225 perdeu 0,29% e na Europa (Stoxx50) e nos Estados Unidos (futuro do S&P500), os índices vão subindo cerca de 0,3%, até agora. O euro segue caindo a novos mínimos e as comodities apresentam maioria de ajustes negativos, especialmente os metais preciosos. Por aqui, a Bovespa sempre com volume reduzido, seguiu com exageros a baixa internacional, com saldo vendedor das corretoras internacionais. No aluguel de ações, os saldos recuaram bastante, salvo o de VALE5, que teve leve aumento. A posição vendida dos investidores estrangeiros no futuro do índice passou de -28 para -37 mil contratos. A posição comprada dos não residentes no futuro de dólar passou de + 18 para + 27 mil contratos. No pré pregão, o futuro Fevereiro opera com alta de 0,4%, desfazendo outro monte de mentiras e previsões furadas, o IGP-M de dezembro teve deflação de -0,12% (+5,1% em 2011) e subiu a confiança da indústria e dos consumidores...

7 comentários:

renato disse...

Artigo muito bom no Estadão hoje, na coluna do MING: Subversão alfandegária. (cheguei a achar que a implicância era só minha .. -rsrs)

renato disse...

Que leitura agradável: "... Também em economia, o brasileiro tende a se considerar maioral. E, como no futebol, continua nutrindo a sensação de campeão do mundo. Lá pelas tantas, sobrevém a lavada de 4 a 0 do Barcelona em cima do Santos para devolvê-lo ao rés do chão. Assim, é preciso ver com objetividade notícias assim e a confirmação que virá mais cedo ou mais tarde..." (extraído do artigo Ficou maior. E daí?, do mesmo autor sobre o Brasil a 6.ª maior economia do mundo íntegra)

renato disse...

Outra (a última ! eheh): Empresas listadas na Bovespa encolheram R$ 213,6 bilhões em 2011. Primeiro, o dinheiro foi para o bolso de alguém, não desapareceu; segundo, com o dólar nos 1,90 ganhou-se não só na remessa de lucros como também no cambio; terceiro ... empresa e acionista não perderam nada, desde que não tenham... vendido suas posições.

Icelandman disse...

Dia de baixa liquidez e os "robozinhos" bombando...
vejam só por exemplo RDCD3 e BRFS3.
Esse negócio de robotrade deveria ser terminantemente vedado: a distorção e a manipulação por eles provocadas impede totalmente a observância dos conceitos de oferta e procura!

GHITNICK disse...

Uma das premissas das Bolsas é tentar, via transparência, dar condições iguais para a competição pelos negócios. Os robots parece que adquirem uma vantagem operacional pela própria maneira de operar e isso merece mesmo uma regulação.

O dinheiro do valor de mercado das companhias não desapareceu, porque não existe: é virtual, representa o valor da empresa se todas as ações fossem cotadas no valor do que circula no mercado, que é uma fração pequena.

Icelandman disse...

Continuando na história da manipulação:

USIM3 se superou! + 10% em 5 minutos!

renato disse...

avisa lá para sobrar um pouco para a USIM5, por que essa daí virou um bebezinho abandonado ... eheheh

Arquivo do blog

Counter