Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

terça-feira, 6 de março de 2012

Abertura

O mau humor prossegue nos mercados (que andavam, em geral, esticados após dois meses de alta...), com as mesmas conversas de sempre: a Grécia, a Europa, o zero virgula a menos de crescimento chinês etc. No Japão, o Nikkei225 perdeu 0,63%, na Europa, o Stoxx50 vai caindo 1,5% e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 vai perdendo 0,8%, até o momento. O dólar ganha vs o euro e perde vs o yen e a maioria das comodities seguem em baixa. Por aqui, a Bovespa teve baixa, com volume abaixo da média de fevereiro e grande saldo vendedor das corretoras internacionais (especialmente, a Morgan Stanley). No aluguel de ações, baixaram os saldos de PETR4 e VALE3, e subiram os de PETR3 e VALE5, ligeiramente. A posição vendida dos investidores estrangeiros no futuro do índice passou de -9 para -14 mil contratos. A posição comprada dos não residentes no futuro de dólar passou de +7 para +6 mil contratos. No pregão, o futuro Abril opera em baixa de 1,2%.

9 comentários:

necavila disse...

Professor, desde o comeco sempre ouço que o melhopr é colocar seu dinheiro em papeis lideres, de boa liquidez e etc...

Mas ate agora (desde 2002) so vejos esses papeis lideres subirem menos e cair mais que o resto. entao a pergunbta qual a vantagem de se ter papeis com mais liquidez se sao sempre eleas q os gringos vendem mais fortemente?

GHITNICK disse...

A vantagem da liquidez está na garantia de que haverá comprador, não no preço. A maioria dos papéis de maior liquidez sobe mais do que o índice, mas há exceções. Nada impede, por outro lado, que teste sua teoria e faça uma carteira com papéis de menor liquidez, para tentar ganhar mais.

renato disse...

temos é que diversificar ... ficar só em PETR e VALE está arriscado demais. Eu estou revendo minha carteira para ter, no mínimo 5 ações de setores distintos. Por exmeplo... desde que entrei na ELPL, só tenho tido alegrias. Olha a CMIG para vc ver como ela está ...

renato disse...

Ontem .. aquela mulher lá que está presidente da empresa de que sou acionista, a PETR, disse que nem pensa em reajustar o preço dos combustiveis por considerar que o atual é patamat é apenas ... um patamar de pico.

Pois bem ... eu quis conferir o que ela disse e fiz o download do historico de preços do BRENT no perido de JAN/03 até FEV/12, desse site,e contei quantas vezes o preço de fechamento de um determinado dia ficou dentro de cada intervalo indicado. Os resultados seguem abaixo.

($25-50)---200 | 11%
($50-75)---788 | 44%
($76-100)--416 | 23%
($101-125)-355 | 20%
($126-150)--48 | 3%
----------1807 | 100%

Os preços não estão ajustados pela inflação do período. Cerca de 25% das vezes (20+3), os preços ficaram acima de $100. Eu acho muito para não ser considerado.

renato disse...

o site é esse daqui: Brent Oil price history

renato disse...

Considerando os mesmos dados, mas desde 2007 para cá (e não toda a série desde 2003) ... a coisa fica ainda pior. Confiram abaixo:

($25-50) --- 84 | 7%
($51-75) -- 383 | 30%
($76-100) - 408 | 32%
($101-125) - 355 | 28%
($126-150)- 48| 4%
-------- 1278 | 100%

É praticamente 1/3 para cada intervalo de precço, ou seja ... acima de 100 é um patamar tão importante qto os outros, sim.

Icelandman disse...

O que existe é uma ingerência do governo na Petro que ao invés de ser uma empresa independente, é um instrumento de controle da inflação e um cabide de empregos de "companheiros".
Se não fosse isso seria a melhor empresa do mundo. Mas infelizmente, essa situação vai perdurar por bastante tempo.
E o pior: querem fazer o mesmo na Vale!

necavila disse...

Sim Renato, mes passado ja havia reduzido minhas petrobras a 50% doq tinha, hj foi a vez das vale5!

mas nao consegue fugir da liquidez ainda( aumente itau4 bem)

vamos ver se consigo fugir desse "vicio" de lideres agora.

Pedro Leite disse...

1. PETR4 realmente precisa de reajuste de preço, esta politica vai colocar a empresa numa situação dificil, que provavelmente vai pipocar perto do seu proximo balanço, eh lamentável tudo isto e a empresa ainda faz o jogo dos especuladores neste falou mais não falou de reajuste....sem uma posição firme...quanto a queda isto tudo eh por falta de fiscalização e seriedade de nossas altoridades, neste período tá tudo cainda independente de empresa lucrativa ou não, dinheiro farto e barato na mão de meia duzia dá nisto usado para todo tipo de especulação, como uma grande piramide...

Arquivo do blog

Counter