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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Abertura

Após um dia calmo, os mercados estão mais fracos hoje: no Japão, o Nikkei225 recuou 0,32%, na Europa, o Stoxx50 perde 1% (por conta de maus resultados corporativos e pela situação na Ukrania) e nos Estados Unidos, o futuro do S&P500 perde 0,3%, até agora. O dólar está mais firme entre as moedas e as comodities seguem estáveis. Entre nós, o Ibovespa fechou em baixa, com o volume abaixo da média de janeiro e saldo vendedor das corretoras internacionais. No aluguel de ações líderes, todos os saldos recuaram, de forma mais expressiva. A posição comprada dos investidores não residentes no futuro de dólar passou de +137 mil para +126 mil contratos. A posição comprada dos investidores estrangeiros no futuro do índice ficou em 53 mil contratos. No pré pregão, o futuro Abril abriu em alta de 0,3%.

11 comentários:

oxentepedro disse...

Só uma opinião: O resultado da PETR4 podem falar o que quiser, + ñ foi tão ruim como se esperneia, acredito que o Pior já foi, pessoalmente vou continuar com minhas compras mensais e lamentando por não poder comprar mais, apesar de ser como a maioria, não gostar de ver as ações caindo, porém é uma oportunidade de comprar mais...uma hora isto tudo tem fim......

GHITNICK disse...

De acordo; veja o V&M do final de semana sobre os balanços das líderes.

renato disse...

EU tbém estou de acordo ... estou pensando seriamente em asumir o prejuizo na ELPL e entrar na PETR... né nada né nada ... voltando aos R$23-26.. são 100% ...

Guanabara disse...

Ontem o DY de PETR4 estava superior a 5,5% (quase a poupança).

Acho também que o pior já passou. A tendência é a produção aumentar, certamente houve no último trimestre algum pagamento de gastos que foram feitos imediatamente antes do funcionamento dos novos poços (reboque de plataformas, montagem de bóias, etc). Há também a perspectiva da inauguração do primeiro trem de refino da Abreu e Lima, no qual consta que a produção será voltada majoritariamente para o diesel (justamente o combustível com preço defasado que é mais importado em termos de volume).

Se houver novas quedas, é especulação, novas oportunidades de baixar o preço médio.

renato disse...

Mas agora ... tem o endividamento da empresa que está muito alto (é a empresa mais endividada do mundo!!) e a (possível) perda do grau de investimento; mas, em contrapartida, tem o EBTIDA crescente, cujo valor pode ser usado para abater da dívida.

Mas, loooonge de ser precificada nos 13-14/ação por causa disso tudo - é uma oportunidade de compra que não vai aparecer tão cedo...

E... tem aquela... quem vai puxa a Onda V do bovespa ??? OGX ?!?! ou... PETR ? rsrsrs Então .. tem que cair prá subir, e justificar ;)

renato disse...

Fonte: Análise Técnica DirectaInvest

Tendência de baixa no gráfico diário. Fez forte movimentação baixista desde a perda dos 16,70. Perdeu suportes importantes, o último foi em 14,95. Formou um fundo em 13,56-13,83 e fez forte repique dentro da tendência de baixa. Atingiu os 15,00 (fundo anterior perdido + MMA21), primeiro objetivo do repique, cuja superação, confirmada com um fechamento acima da máxima de 15,10 , pode indicar a continuação do repique e a alteração da tendência de baixa (para indefinida ou lateral), rumo às próximas resistências em aprox. 15,60 , 16,20 , 16,70 . Sentiu a resistência da MMA21 (e do fundo anterior perdido) e recuou perdendo a MMA21 em gap, com objetivo no fundo anterior formado entre 13,56 e 13,83. Confirma o fundo com mínima em 13,88 , com forte movimentação altista (+2,5%), testa a MMA21 (14,48) com candle amplo e volume abaixo da média, fez máxima em 14,57 e fechou em 14,50 (em cima da MMA21). A superação da máxima (e da MMA21) em fechamento seria uma sinalização positiva para a movimentação de curto prazo e pode indicar um teste na resistência do topinho anterior em 14,95-15,10. No pregão de 3ªf chegou a superar a máxima do dia anterior e a MMA21, fez máxima em 14,67 , mas recuou deixando um candle vendedor, com volume acima da média, testando a MMA21. A perda da mínima desse candle (14,12) pode indicar um novo teste no fundo em 13,60 (suporte-zinho em 13,88) , de onde pode voltar a subir ou continuar a movimentação baixista e a tendência de baixa com objetivo em aprox. 11,00 (fundo de outubro/novembro de 2005). Tem suporte em aprox. 12,60 (projeções clássica e alternada de Fibo) No pregão de ontem fez forte movimentação baixista, com volume acima da média, perdendo o suporte intermediário em 13,88 , fechando em 13,68, o menor fechamento desde 2008. Sinaliza a retomada da tendência de baixa prévia. IFR14 está em 33,9 e o estocástico em 25,1. VolHist (22p,exp) = 33,8

Guanabara disse...

Por outro lado, procuro na internet (até agora não achei) algum estudo sobre as causas do crescimento do consumo de diesel.

O crescimento do PIB é o motivo mais óbvio, mas por vezes me pergunto se o que se passa hoje é um fenômeno temporário, já que o Brasil tem feito obras intensivas no uso deste derivado. Será que num futuro mais distante essas taxas de crescimento no consumo do diesel poderiam migrar para patamares menores (o que seria bom para a Petrobrás que poderia importar menos ou até exportar o excedente)?

Senão vejamos: construção de grandes hidrelétricas na Amazônia - última fronteira da hidroeletricidade (haja distância e concreto!), linhas de transmissão vindo dos mais longes rincões (haja toneladas de cabos!), a transposição do São Francisco (mais concreto e aço), Minha Casa Minha Vida (muito aço, concreto, retroescavadeiras).

Vejamos o próprio caso do metrô do Rio de Janeiro: 16 quilômetros de escavação (fora a concretagem e aço). Quantas viagens de caminhão e uso de máquinas terão sido necessários? Até a demolição da Perimetral (não é exatamente uma construção): Somente no trecho implodido, foram estimados 5 mil toneladas de entulho (seriam 125 viagens de carreta de 40t cada). Fora o que está ainda por demolir (por máquinas a diesel) e o que será escavado e concretado (mergulhão do porto).

Na questão do agronegócio, certamente veremos de novo este ano o caos dos caminhões nos portos, mas estima-se que na safra 2015/2016 boa parte possa ser escoada para os portos do norte com o asfaltamento da BR-164 (menor quilometragem) e quiçá, por mais ferrovias (mais eficientes que caminhões).

O que me parece é que o governo não contava com os atrasos das refinarias (licenças ambientais, greves, interferência do TCU), o que pesou sobre a Petrobras e o próprio crescimento do PIB.

renato disse...

Hmmmmm ... aí tem que entrar na matemátiva para ver a grandeza dos n;umeros,mas ... falta diesel porque se consome mais e produz menos; ou a combinação dos dois.

Só queria salientar que ... Após balanço, ações da Petrobrás têm menor patamar desde 2005 quando estava nos R$11/ação. Porque ?? Em 2005, mesno produzindo menos e tendo menos receita ... não estava tão endiviadda nem gerida tão temerariamente.

SErá que justifica os niveis de preço atual ? O Sr. mercdo di que sim, e não adinata ir contra... mas que está dando oportunidade única de compra de uma geração... está !!

renato disse...

um videozinho ... relação "Divida Liquida/EBTIDA" cresceu - aí, o bicho pega.

>>> http://economia.estadao.com.br/noticias/ae-mercados-geral,apos-balanco-acoes-da-petrobras-tem-menor-patamar-desde-2005,178658,0.htm

Guanabara disse...

Ops, só uma correção: citei BR-164, mas é BR-163. Geraria uma economia de mais de 600 km até Santos, e existe ainda hoje um trecho de 1000 km sem asfalto até Santarém-PA, o que não impediu o que muitos a utilizassem na safra passada, para fugir do porto de Santos (e consequentemente tendo que ser desatolados às vezes por tratores).

Agora concordo, Ebitda é Ebtida.

Guanabara disse...

Outra correção: (...)Geraria economia de 600 km, já que Santos é mais longe que Santarém, a partir da cidade de Sorriso-MT.

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