Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Abertura

Os mercados estão assustados,  com a mudança súbita no noticiário sobre o coronavirus:   no Japão, o Nikkei225 perdeu 0,14%,  na  Europa,  o   Stoxx50 recua 1,24% e nos Estados Unidos,  o futuro do SP&500 cai  0,81%,  até agora.      Os juros americanos cedem bastante,  o dólar segue firme,  o ouro sobe e o petróleo cai.      Por aqui,  tivemos extensão do repique,  com volume recorde,   bem acima da média de janeiro (exercício de opções e futuros do índice: R$ 44,804 BB).    A  posição compradora dos investidores estrangeiros no futuro do dólar passou de  156 mil para 166 mil contratos.    A posição vendedora dos investidores estrangeiros no futuro do Ibovespa passou de 273 ,mil para 266 mil contratos.    No pré pregão, o futuro Fevereiro, que vence hoje, opera em baixa de 1,47%.

2 comentários:

renato disse...

BOM DIA, jayme!

E o dólar, eihm ? Pelo jeito... vai fácil aos R$ 4,50.

EM outra nota ... outro di ame estarreceu a noticia de que 78% das exportações brasileiras vão para a China, e concentrada em 3 produtos: grãos de soja (86%), petróleo (65%) e minério de ferro (64%). É muita distorçao, não é ?

Ainda sobre o câmbio ... qdo plotamos ao gráfico sobreposto do USDxBRL, USDxJPY e USDxCNY fica claro qeu foi o cambio brasileiro que se desvalorizou mais de 300% ao longo de 20 anos enquanto que os outros dois ficaram relativamente "estáveis"; O japão, o Yen vem se valorizando desde 1980 e o Yuan Chines desde o pico de 1995. Essa estorinha, inclusive do TRUMP [e Paulo Guedes], de cambio desvalorizado da china/japão não se sustenta!!!

Enfim ... 2020 vai ser "complicado" ...

GHITNICK disse...

Na verdade, há demanda forte pelo dólar em todo o mundo e, no nosso caso e em alguns outros, menor oferta da moeda americana, por conta dos problemas no comércio mundial.

No gráfico histórico do Ibovespa, disponível em ghitnick.com/ibovhist.gif, que usa séries deflacionadas pelo custo de vida, podemos ver que o dólar perdeu quase 90% do seu poder aquisitivo entre nós...

Arquivo do blog