Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Abertura

Os problemas de um grande banco americano, cuja cotação recuou 45% ontem (mais um pouco agora de manhã, depois de uma reunião com analistas...), provocaram baixas em todo o mundo, a partir da tarde de ontem. No Japão, onde o yen voltou a se valorizar entre as moedas, o Nikkei225 teve queda moderada de 0,43%. Na Europa, o setor financeiro vai puxando uma queda de 1,2% no Stoxx50, enquanto os futuros americanos estão cedendo em torno de 0,3%. Os juros americanos estão em baixa e o petróleo também, mesmo com a redução de produção determinada pela OPEP. Por aqui, com o mercado já enfraquecido pela derrubada da véspera, houve novo pânico de vendas. Em parte, temos a fragilidade atual da liquidez do mercado e ainda manobras baixistas, como ocorre com VALE5, que teve um lote de 10 milhões alugado nos últimos dias...No pré-pregão, o Fut. Outubro tem repique de 1% até agora, com bom volume.

10 comentários:

santoc disse...

Profe. Jaime:

um comentário para EMBR3, por favor?

Grato,

Cláudio.

GHITNICK disse...

Tem estado em alta desde o início de julho, contra a tendência geral.

necavila disse...

PETROBRAS sendo vendidas as duzias...

Espero q esse governo de irresponsaveis estaja satisfeito com a aniquilacao da mair empresa do pais!

Anônimo disse...

Jayme,

Neste momento conturbado, algumas informações deixam o investidor perdido. A economia brasileira indo muito bem e analistas de muitas corretoras divulgando preço justo muito acima dos atuais para as companhias brasileiras (alguns para dez/08!!). Por outro lado, alguns analistas técnicos afirmando que daqui por diante a queda continua por alguns anos e mesmo no longo prazo não justificaria posições agora num período de baixa mais prolongado.
O momento atual continua interessante para novas posições de médio e longo prazo?
Ou a análise técnica indica maior prudência e esperar um pouco mais para novas aquisições.?
PS.: quero deixar claro que não estou pedindo ou me baseando em suas análises para investimentos, mas apenas procurando uma opinião de analista mais sério no meio de tantos “palpiteiros” hoje em dia. (até porque as edições “verdades e mentiras” já estão fazendo falta)
Abs!

GHITNICK disse...

A atuação do capital estrangeiro sempre me pareceu "predatória" por aqui, com seus giros e esquemas para gerar corretagem e até lavar dinheiro. Entretanto, a alta que produziram foi exagerada apenas nas operações de IPO. A desova que ocorreu é um reflexo de erros cometidos lá fora, mas a papeleira de lançamentos caros que acumularam certamente, por não ter quem a compre, determinou a extensão da baixa que estamos presenciando. Por erros semelhantes, tivemos 13 anos de baixa entre 1971/1984, resta esperar que o lado bom da ampliação do nosso mercado permita que a devida recuperação não leve tanto tempo. Não há como se prever nada, mas investir em boas empresas sempre acaba compensanmdo, num prazo longo, aconteça o que acontecer.

Alicate disse...

Jayme, como andam o índice futuro e os indicadores ? É possível ter uma idéia se o repique ainda se estende hoje ?

GHITNICK disse...

Movimentos de curto prazo são sempre imprevisíveis.

Carlos B. disse...

Prof. Jaime, com relação à VALE 5 observando pelo Grafico Semanal Dolarizado :

- Está em formação uma divergência de alta pelo IFR ?

- No mesmo Gráfico não estamos testando uma linha de tendência de alta que vem desde 2002 ( com fundos em out/02, mai/04 e set/06 ) ?

grato,

Carlos

Carlos B. disse...

Obervação ao post anterior :
Grafico da VALE 5 em log
abs
Carlos

GHITNICK disse...

No meu gráfico com essas premissas, a linha de alta começa em 2001 e ainda estaria longe de ser tocada. A divergência pode estar começando, mas não se caracterizou ainda.

Arquivo do blog

Counter