Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Abertura

Depois de um forte repique ontem, proporcional à queda exagerada de terça-feira, o mercado americano apresenta hoje um cenário confuso: juros, dólar e petróleo (entre outras comodities...) em alta, como se houvesse renovada esperança numa melhoria da economia e futuros de índices em baixa de 0,5%, a não ser o do Nasdaq (alta com resultados da Apple e da IBM). No Japão, houve alta (Nikkei225 + 1,90%) e o mesmo vai ocorrendo na Europa (Stoxx50 + 0,6%) até o momento. Por aqui, a Bovespa também repicou com alguma intensidade, ainda que mais na última hora do pregão. A turma da venda mantém altos o aluguel de ações e o descoberto no futuro do índice (segundo os dados oficiais), mas sua pressão no à vista foi menor ontem. Hoje, no pré-pregão, o Fut. Fevereiro está subindo cerca de 0,9%, com dois mil contratos negociados até agora. A Vale anunciou que manteve um ambicioso programa de investimentos em 2008 e que sua produção caiu cerca de 26% no último trimestre, em relação ao anterior, devido à paralisação de várias unidades; é preciso cuidado com a análise desse fato, já que ainda que isso induza à noção de uma forte queda nas vendas, ao mesmo tempo indica redução importante nos custos e despesas.

2 comentários:

Fabiano disse...

Prof., a grande maioria dos indicadores financeiros-econômicos gerados a partir dos dados dos balanços não se aplica à empresas do setor financeiro. Quais indicadores que melhor se aplica à estas empresas ?
Em sua avaliação destas empresas quais indicadores e contas dos balanços que mais te chamam atenção ?

GHITNICK disse...

A análise é mais ou menos a mesma, o que muda são as contas de referência: carteira de empréstimos, provisões para perdas, base de financiamentos, despesas gerais, sempre tendo em mente o objetivo da empresa.

Arquivo do blog

Counter