Qualidade na Análise Técnica

USO DO BLOG

Minha foto
* imagens: clicar com o lado direito do mouse e abrir em nova aba ou nova página* * comentários por e-mail: jghit@centroin.com.br

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Corretoras internacionais 13:04h

Até agora, com o saldo geral projetando uns R$ 10 BB, o grupo está muito ativo, mas o saldo é comprador em cerca de +R$ 70 MM; como em julho, quem vende a vista mesmo são nacionais...Podemos estar assistindo à capitulação, fenômeno que por vezes ocorre na vizinhança de um fundo, e o mercado está mais do que sobrevendido.

5 comentários:

Guanabara disse...

Boa tarde, professor.
Do ponto de vista estritamente técnico, observei algumas coisas interessantes:
1)No gráfico mensal do Ibovespa semilog, há uma linha de tendência de alta que parte do fundo de março de 1995, passa pelos fundos de setembro de 1998 e janeiro/99, é perfurada levemente nas capitulações do final de 2002 e outubro-novembro de 2008. Esta linha passa atualmente em torno dos 55.000 pontos. Considerei apenas o perído pós-plano Real, mais confiável e menos sujeito a distorções que uma deflação pelo dólar, dada a fragilidade atual desta divisa.
2)Na retração de Fibonacci (0,382) sobre a alta que foi de outubro de 2008 até novembro de 2010, o valor está em 56.600 pontos.
3)O índice de força relativa (14 barras) só esteve mais baixo que o atual em agosto/98, setembro/2001, oububro/2002 e outubro/2008. Mesmo assim a diferença de valor não foi grande.
4)Já no gráfico diário do Ibov, a MME de 144 barras só esteve abaixo das de 200 no período final da crise asiática/russa, atentados do WTC, e final de 2008/início de 2009.
Some-se a esses fatos técnicos a análise fundamentalista que indica P/L historicamente baixo em boa parte das blue chips. É possível que estejamos próximo do final deste “bear market”.

Chumbo disse...

Some-se a isto o fato de que o fluxo de entrada de investidores estrangeiros estar em divergência com a queda (saldo positivo)

GHITNICK disse...

Concordo com quase tudo, mas não podemos saber se será o final da Onda IV ou apenas mais um repique.

edna disse...

Boa tarde prof...
tá com cara de final de festa.....

GHITNICK disse...

Veja o gráfico histórico aqui mesmo, ou no meu site: a festa sempre continua, esta é apenas uma Onda IV.

Arquivo do blog

Counter